Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Brincar com o Gato

Imagem retirada de: ronronar.com

Quando se tem um animal de estimação em casa, uma das principais preocupações é o facto de o animal passar muitas horas sozinho. Para tentar compensar este facto, devemos proporcionar aos nossos companheiros brinquedos que os mantenham entretidos em segurança.
Uma das grandes vantagens de ter um gato em casa é não ser preciso gastar muito dinheiro para o manter entretido, como poderemos ver à frente.
Desde pequenos, os gatinhos aprendem a brincar com a mãe. Mas apesar destas brincadeiras serem muito divertidas de se ver, para os gatos são verdadeiras lições de vida. É através das brincadeiras que a mãe transmite aos seus filhotes a arte da emboscada, da perseguição e captura de presas, da defesa contra inimigos e até mesmo as regras de hierarquia e demarcação de território.
Actualmente, encontram-se nos hiper e supermercados uma vasta gama de brinquedos caros e sofisticados, desenhados e construídos especialmente para agradar aos gatos, em função das suas necessidades inatas de sobrevivência. De facto, apesar de alguns felinos domésticos nunca terem saído para o exterior da segurança dos seus lares, eles mantêm o seu instinto de caça, de protecção, de demarcação do território, entre outros.

A segurança em primeiro lugar

Dada a sua natural curiosidade, os gatos encontram brinquedos nos objectos do dia-a-dia, pelo que cabe ao dono responsável tomar algumas medidas de prevenção para evitar que ocorram acidentes.
Esteja atento e vigilante sempre que o gato brinca com lãs, cordas ou outros fios. Ao brincar, o gato pode ficar com as patas ou pescoço presos no fio, o que pode originar ferimentos graves ou, até mesmo, asfixia. Quando fica preso, o gato vai tentar lutar contra o que o está a prender, o que pode piorar a situação, ao apertar ainda mais o fio e provocar cortes na pele do animal.
Alguns gatos podem também engolir os fios, sem sequer os mastigar. Estes fios podem ser muito prejudiciais ou até mesmo fatais se atingirem os intestinos.
Portanto, nunca deixe o seu gato brincar sozinho com fios ou cordas e é importante manter objectos semelhantes fora do seu alcance.
Tenha também especial atenção a objectos afiados ou pontiagudos. Estes podem ficar espetados na boca do animal ou até mesmo ser ingeridos, podendo provocar lesões graves no estômago ou intestinos do bichano.

O gato encontra facilmente brinquedos nos objectos do dia-a-dia, pelo que deverá ter particular cuidado com as coisas que deixa espalhadas em casa. Um brinco ou um arame de apertar a embalagem do pão de forma são objectos de extrema diversão para os gatos, mas são também potencialmente perigosos. Nunca deixe o gato brincar com objectos como elásticos, patilhas de abertura de latas, enfeites de Natal, clipes, alfinetes, tachas, balões vazios, sacas plásticas, entre outros. A partir do momento que tem um gato em casa, deverá ter atenção a pequenos pormenores e será prudente adoptar uma atitude preventiva. Esteja atento a tudo o que for pequeno, fácil de ser ingerido e com que o gato goste de brincar: mais vale prevenir que remediar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.


Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers