Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A esterilização das gatas

Imagem retirada de: bichoscaprichosvet.blogspot.com
A esterilização é uma cirurgia destinada a impedir a reprodução. Na fêmea, a esterilização consiste na remoção dos órgãos reprodutores internos, nomeadamente o útero e os ovários - ovariohisterectomia. Com esta cirurgia, as gatas deixam de ter o cio, não podendo procriar, tornam-se menos susceptíveis a doenças, como cancro mamário ou infecções, e o seu temperamento e sociabilização sofrem melhorias consideráveis. Deve ser realizada por volta dos seis meses de idade, preferencialmente antes do primeiro cio.
Felizmente, esta cirurgia tem vindo a generalizar-se devido às suas inúmeras vantagens, tanto para as gatas como para os seus donos.
A esterilização, quando realizada antes do primeiro cio, reduz a probabilidade da gata desenvolver tumores mamários para cerca de 0,5%. Estes são quase sempre malignos e estão entre os três tipos de tumores mais frequentes nas gatas.
Uma gata esterilizada torna-se mais meiga, mais calma e mais sociável. A esterilização não altera em nada a personalidade das gatas nem o seu desenvolvimento e não é, como muita gente pensa, ir contra aquilo que é natural.
Enquanto que nós, humanos, podemos escolher qual o método contraceptivo que vamos utilizar de modo a prevenir gravidezes indesejadas e contágios de doenças, os animais não têm essa opção. Cabe-nos a nós, donos responsáveis, pessoas racionais e que se preocupam com o bem estar de todos os animais em geral, tratar de arranjar solução para um problema que é de todos nós.
Uma das vantagens da esterilização é prevenir a sobrepopulação de animais que, por se reproduzirem de uma forma exponencial, é muito difícil controlar. Por exemplo, uma ninhada com 4 gatinhos, duas fêmeas e dois machos, pode, no espaço de um ano, originar a existência de mais de 100 gatinhos. Destes, nem todos terão a sorte de arranjar um lar para toda a vida e muitos acabarão nas ruas, vítimas de abandono, maus tratos, doenças, atropelamentos e abate indiscriminado em canis e gatis.
A esterilização também aumenta a esperança média de vida dos animais, reduz a possibilidade de contraírem doenças e elimina ou reduz os comportamentos típicos do cio, como a marcação de território ou os incomodativos miados nocturnos.
As gatas tornam-se mais caseiras, pois, como não têm o cio, não precisam de procurar parceiro sexual, o que também reduz a possibilidade do animal se perder.
Todos estes factores associados fazem com que a esterilização seja uma opção a ter seriamente em conta no que respeita à saúde da sua gata.

O útero da gata

Imagem retirada de: http://www.westlakeanimalhospital.com/


1. Ovário
2. Tubo uterino
3. Corpo uterino
4. Vagina
5. Bexiga
6. Trompa de Falópio






Pode, e deve, consultar este Folheto Informativo disponibilizado pela Royal Canin, que contém alguma informação sobre este tema. Poderá imprimi-lo para sensibilizar um seu conhecido ou para divulgar em algum local público.
Para mais informações poderá consultar o site http://www.esteriliza-me.org/.
Se pretender visualizar fotografias do procedimento de uma cirurgia de esterilização de gatas passo-a-passo, poderá consultar o site http://www.pet-informed-veterinary-advice-online.com/spaying-procedure.html.

2 comentários:

  1. Eu esterilizei a minha gatinha há cerca de uma semana, porém incomoda-me o facto de ela nem se mexer para nada. Já aconteceu de eu ir para a escola de dia e à noite ela estava no mesmo sitio onde a deixei de manhã, ou seja, não comeu nem se levantou. Acho estranho, uma vez que sempre foi muito activa... É uma questão do tempo de recuperação, ou será que significa que alguma coisa correu mal?

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Nunca tive uma gata, por isso, gostaria de saber se depois da esterilização a gata fica na mesma com o que nós chamamos de "período"?
    Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers