Imagem retirada de: gatofaceiro.blogspot.com |
Quem tem ou já teve gatos em casa conhece perfeitamente o hábito do bichano se esfregar nos objectos e nas pessoas, principalmente no seu dono ou dona.
Quando chegamos a casa, é costume os nossos gatos correrem para nos cheirar e, de seguida, esfregarem-se em nós.
Isto acontece porque o gato possui glândulas odoríferas na cabeça. Ao esfregar-se, o gato liberta secreções destas glândulas e deixa o seu odor impregnado na pessoa ou objecto, marcando assim o seu território. Esta secreção é limpa e é indetectável ao olfacto humano, apenas os outros animais é que o conseguem detectar. É uma forma do gato demonstrar que aquele território, objecto, animal ou pessoa é da sua posse.
O gato pode também esfregar-se nos animais maiores e mais fortes como um acto amistoso, mas não de submissão. Quando se esfrega no seu dono e mia, normalmente quer pedir alguma coisa, como comida ou uma guloseima, ou pretende que o dono o siga.
As fêmeas costumam esfregar-se nos machos que querem, especialmente na altura do cio, demonstrando receptividade.
Na generalidade, o acto do gato se esfregar pode ser visto como um acto carinhoso e amistoso, pois ao marcar o seu território, o bichano está a demonstrar que gosta daquele objecto, animal ou pessoa.
No entanto, o gato tem outras maneiras de marcar o seu território...
Olá querida!!
ResponderEliminarAdorei seu blog.
Fiquei muito feliz com a sua visita a meu. Obrigada pelo comentário carinhoso.
Já te sigo. Coloquei seu logo lá no blog.
Beijo grande.
Esse blog é show de bola, adorei o cenário, ótima publicação, parabéns pela criatividade!!!
ResponderEliminar