Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




sábado, 16 de abril de 2011

Porque é que os gatos ronronam?

Imagem retirada de: plox.com.br
«A resposta parece suficientemente óbvia. Um gato que ronrona é um gato satisfeito. Certamente que isto deve ser verdadeiro. Mas não é. Repetidas observações revelaram que os gatos em grande sofrimento, em esforço e mesmo a morrer, frequentemente ronronam forte e longamente. Nestas situações, dificilmente se poderá dizer que um gato esteja satisfeito.

Sem dúvida que um gato contente também ronrona, mas a satisfação não é de modo algum, a única condição para ronronarem. Uma explicação mais precisa, que abranja todos os casos, será dizer que o ronronar indica uma disposição social amigável e pode ser dado como um sinal para, por exemplo, um veterano, informando que um gato injuriado tem necessidade de amizade, ou um sinal para o dono, exprimindo o agradecimento pela amizade obtida.

O ronronar aparece logo que os gatinhos atingem uma semana de idade e a primeira utilização ocorre quando estão a ser amamentados pela mãe. Actua como um sinal de que tudo está bem e de que o leite fornecido está, com sucesso, a alcançar o seu destino. A gata pode deitar-se ouvindo os agradecimentos ron-ron e saber, sem ser preciso olhar, que está tudo no seu lugar. Por sua vez, esta ronrona para os seus gatinhos, enquanto estes se alimentam, indicando-lhes que também ela se encontra num estado de descontração e cooperação. O uso do ronronar entre gatos adultos (e entre estes e os humanos) é, quase certamente, secundário e deriva do contexto primário pais-descendência.

Uma importante distinção entre pequenos gatos, como as nossas espécies domésticas e os grande gatos, como os leões e os tigres, reside no facto de estes últimos não poderem ronronar convenientemente. O tigre cumprimenta-nos com um único e amigável ron, mas não pode produzir os dois ron-ron do gato doméstico, o qual faz este vibrante ruído, não só em cada expiração (como o tigre), mas também em cada inspiração.

A rítmica exalação/inspiração do ronronar felino pode ser obtida com a boca completamente fechada (ou cheia com a teta da mãe) e pode manter-se durante horas, enquanto as condições forem favoráveis. A este respeito, os pequenos gatos estão acima dos seus familiares gigantes, mas têm uma outra possibilidade para compensarem aquela falha - podem rugir, coisa que os pequenos gatos nunca poderão fazer.»

Autor, Desmond Morris em, "Guia Essencial do Comportamento do Gato"

Informação retirada de Grupo de Voluntários Cascais

1 comentário:

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers