Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




sábado, 23 de abril de 2011

Café com Gato!


Imagem retirada de: www.viceland.com

«Cafés para gatos viraram um fenômeno no Japão. Como sugere o nome, são cafés onde os amantes de gatos vão para bebericar lattes caríssimos e ficar de bobeira com um monte de gatinhos fofos. Nos últimos cinco anos, brotaram exatamente 79 cafés como esses em todo o Japão. O esquisito é que os gatos do café não são felinos caros de pedigree, como Persas ou aqueles com as orelhinhas dobradas, são gatos vira-latas comuns, daqueles que você encontra por aí nas ruas. Gatos que, nas palavras imortais de Brian Stezer, “passeiam pelos becos procurando briga e uivam para a lua numa noite quente de verão”. Nos últimos anos também houve uma explosão de livros de fotografias e DVDs sobre gatos comuns. Se as pessoas andam tão fascinadas por gatos de rua, por que simplesmente não catam um desses gatos na rua, que estão em toda parte no Japão, e o levam para casa? Te digo por quê: porque os locatários no Japão são uns imbecis.

Norimasa Hanada, de 38 anos, dona do Neko no mise (Loja dos Gatos), o primeiro desses cafés, explica o problema: “A maioria dos prédios proíbe animais de estimação. Os únicos que os admitem são os condomínios familiares. Isso significa que jovens solteiros na faixa dos 20 a 30 anos não podem nem pensar em adquirir animais de estimação, apesar do fato de estarem estressados e em busca de algum tipo de conforto e companheirismo”.

Então, faz sentido a maioria dos frequentadores de cafés com gatos ser relativamente jovem. Mais de 30 clientes saíram e entraram do Neko no mise ao longo das quatro horas que fiquei por lá recentemente, e, fora uma mulher na casa dos 50 anos, todos os outros clientes estavam na casa dos 20 ou 30 anos (a maioria mulheres; apenas três homens apareceram enquanto estive lá). Outra coisa que contribui para o negócio de café com gatos é o fato de os japoneses serem cronicamente tímidos—a ponto de algumas pessoas não conseguirem sequer falar sobre o tempo com um estranho. A comunicação tátil, sem palavras, dos gatos é uma grande fonte de conforto para esses urbanoides tensos e antissociais.

No Neko no mise, alguns sofás, cadeiras e mesas foram espalhados pelo salão, o que cria uma atmosfera relaxante, feminina, com direito a música ambiente. Uma das paredes é coberta com uma estante repleta de centenas de mangás. Aparentemente, 14 gatos moram no Neko no mise, e, por ser inverno em Tóquio, a maioria deles estava escondida sob o kotatsu (uma mesa japonesa tradicional com um aquecedor elétrico na parte de baixo). Uma vez que os gatos são os reis do café (e eles sabem disso), me pareceram mais arrogantes do que o normal. Alguns eram brincalhões e pulavam toda vez que alguém entrava ou saía. Fiquei com a impressão de que, a menos que você tenha a intenção de ficar um longo tempo no café, fazer amizade com um gato é mais complicado do que parece, especialmente para um negócio que faz dinheiro com a ilusão de que os clientes encontrarão lá um pouco de afeto felino.»

Fonte: Vice Magazine
Retirado de: gatosdanai.blogspot.com

1 comentário:

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers