Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pós-operatório da Esterilização

Imagem retirada de: neafa.org.br
Quando a gata regressa a casa após a esterilização, há alguns cuidados que deverá ter para lhe proporcionar uma recuperação rápida e em segurança.

* Alimentar após a cirurgia:
No dia da esterilização, após a cirurgia, é normal que a gata não tenha muito apetite. No entanto, se ela manifestar fome, não há problema em proporcionar uma refeição ligeira nessa noite, a não ser que o veterinário desaconselhe. Há donos que preferem dar comidas de dieta às suas gatas, como frango ou peixe cozido. Não é necessário fazê-lo, mas tudo deve ser feito para que a bichana se sinta bem, uma vez que a anestesia pode perturbar o trato digestivo.
Se a gata não tiver apetite, não se preocupe. É normal que não manifeste apetite durante esse dia. Pode sempre tentar aliciá-la com alimentos que tenham odores apetitosos, como frango, peixe ou comidas de lata, mas evite alimentos gordurosos que poderão provocar distúrbios gastro-intestinais.
Após a esterilização, normalmente são receitados medicamentos como antibióticos, que só deverão ser administrados se a gata comer.
Se a gata se recusar a comer por mais de 24 horas após a cirurgia, consulte o veterinário.

* Manter em repouso:
Demora entre 10 a 14 dias até que as feridas cicatrizem após a esterilização. Desta forma, deve tentar manter a gata em repouso durante, pelo menos, duas semanas, para evitar complicações como rebentamento de pontos, inchaços ou dores abdominais intensas.
A gata pode manter a sua actividade diária habitual, sem grandes correrias e equilibrismos, mas deve evitar que ela saia para a rua ou frequente locais sujos, com terra ou lama, por exemplo.
Reduzir a sua actividade física ajudará numa recuperação mais rápida e com menos dor.

* Vigiar a incisão:
Normalmente não é necessário fazer nada no local da incisão, como lavar ou desinfectar. Mantenha apenas a ferida sob vigilância para se assegurar que este se mantém limpa e seca.
Verifique a linha de sutura e procure feridas, inchaço ou vermelhidão. Confirme se nenhum ponto foi puxado e abriu ou se apresenta sinais de infecção. Se verificar alguma destas situações, contacte o seu veterinário!
A sutura deve manter-se limpa, seca e a pele branca e de aspecto saudável.
Evite que a gata lamba a ferida!
A boca da gata contém inúmeras bactérias que poderão infectar a ferida, para além de a humedecer, o que atrasa o processo de cicatrização. Algumas gatas puxam os pontos com a boca, rebentando a sutura e provocando feridas dolorosas, bem como a exposição de órgãos internos como os intestinos.

Imagem de: patasfelizes.blogs.sapo.pt
* Remover os pontos:
Há pontos intra-dérmicos que são assimilados pelo organismo, não sendo necessário proceder à sua remoção.
No entanto, há também os pontos externos que deverão ser removidos assim que a ferida esteja cicatrizada e totalmente fechada.
As suturas são normalmente removidas entre 10 a 14 dias após a cirurgia, no entanto, o seu veterinário marcará o dia mais conveniente para este procedimento.

* Medicação com analgésicos:
A maior parte das gatas não manifesta dor pós-operatória, começando a correr e a brincar na mesma noite após a cirurgia. No entanto, se a gata manifestar dor, pode pedir ao seu veterinário que lhe receite analgésicos. NUNCA AUTO MEDIQUE a sua gata! Os medicamentos usados pelos humanos são tóxicos para os gatos, como o panadol ou paracetamol, podendo levar à sua morte!
Para ajudar a aliviar a dor, poderá também colocar compressas quentes e frias alternadamente, para reduzir a dor e o inchaço. Alterne entre uma compressa quente e uma fria a 10 minutos, mas tenha cuidado para não queimar a pele sensível da sua barriga. Coloque uma toalha a proteger a pele.

* Monitorize o seu comportamento no geral:
Ao fim de 1 a 3 dias, a sua gata deverá apresentar um comportamento normal, comendo, bebendo, brincando e realizando as suas funções vitais como habitualmente.
No entanto, se a sua bichana se encontra deprimida, não come ou bebe, não urina ou defeca, apresenta febre ou vomita com frequência, deve levá-la imediatamente à sua clínica veterinária, pois não é normal!
Mas não se preocupe: esta cirurgia é realizada com muita frequência, sendo quase considerada de rotina. Se seguir os conselhos aqui descritos, terá a sua bichana a correr pela casa não tarda nada!

Gata Cindi - Imagem de: coisasdeada.blogspot.com
DEVE SEMPRE CONSULTAR O SEU VETERINÁRIO!

144 comentários:

  1. Olá!!!
    A minha Kitty foi esterilizada no ano passado. Felizmente, correu tudo bem!!! À noite, ela vinha sempre para a minha beira dormir (como de costume). Mas não conseguia subir para a cama(nem eu deixava que ela saltasse... ainda podia rebentar os pontos). Então, qd me ía deitar, pegava nela e deitava-a cmg. A meio da noite, qd ela se ela mexia, eu colocava-a no chão. Ela ía comer ou ía fazer chichi e, dps, deitava-a novamente. Ela pedia muito mimo, nessa fase(e continua a pedir). Andava muito sensível. Mas correu tudo bem!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá! Também a Kiffa foi esterilizada no dia 16/09/2010 e também correu bem, felizmente.
    Acho que os cuidados que tiveste com a tua Kitty foram óptimos, muito adequados! És uma mamã 5 estrelas! Logo após a Kiffa regressar a casa, eu passei umas noites sem dormir para a acompanhar a todo o lado, tal como tu fizeste! Tadinhas das nossas bebés... =) Ainda bem que correu tudo bem a ambas! Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Pois é... Ainda bem que correu tudo bem com as duas. Os gatos são animais fantásticos e merecem, sem dúvida, tudo de bom. E os outros animais também...
    Beijinhos e ronrons.

    ResponderEliminar
  4. Olá bom dia. a minha Necas foi castrada ontem à tarde e por volta das 20h, fui busca-la, vinha molinha. a vet. disse para não lhe dar de comer ontem e hoje fazer a sim, acontece que ela cheira a comida e não come? é normal? ainda não passou 24h da cirurgia. e vossas gatinhas tb se comportaram assim?
    obrigado

    ResponderEliminar
  5. Olá Nélia! É normal ela vir molinha... Apesar da minha gatinha ter comido logo na mesma noite após a cirurgia, há muitas gatinhas que não têm apetite. Tente dar-lhe comida húmida ou alguma comida que ela goste muito, como franguinho ou peixe cozido para lhe abrir o apetite. Se ela não comer, tenha cuidado ao dar-lhe a medicação, pois pode provocar-lhe úlceras no estômago! Se amanhã ela não comer nada, ligue para a vet a expor a situação. Tente também verificar se ela faz as suas necessidades. Um beijinho, muitos ronrons e as melhoras para a Necas! Disponha sempre! :)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia! a Necas ontem à tarde começou já comer :)

    Já faz muitos ronrons e quer muitos mimos ou seja voltou a ser a Necas de sempre.
    obrigado por tudo
    beijinhos e ronrons

    ResponderEliminar
  7. ESTA MARCADA O CASTRAMENTO DA MINHA GATA PARA SEGUNDA FEIRA 25/10/2010, ESTOU PREOCULPADA POIS ELA ESTA NO CIO. nO DIA 05/10 A VETERINARIA HAVIA MARCADO PARA O MES DE NOVEMBRO POIS DISSE QUE ELA NAO IA ENTRAR NO CIO, MAS INFELIZMENTE NAO DEU PARA ESPERAR. E AGORA TIVE QUE ADIANTAR ESSA CIRURGIA ESTOU MUITO PREOCULPADA.POIS ELA SO ESTA COMIGO A UM MES, ELA ERA DA RUA.

    ResponderEliminar
  8. Olá Pithuca! A cirurgia de esterilização, de preferência, não deve ser realizada quando a gata está no cio pois pode haver mais complicações... No entanto, os veterinários estão habituados a essas situações. Não se preocupe, vai correr tudo bem com a sua gatinha! Já agora, parabéns por ter adotado uma gatinha da rua, salvou uma vida! Por favor, partilhe connosco o pós-operatório da sua bichana!

    ResponderEliminar
  9. Minha gatinha Vicky, foi castrada hoje de manhã. Fui buscá-la por volta das 13 horas e ela ainda estava molinha e meio desacordada. Caí no choro loucamente pensando no pior. Liguei pro veterinário e ele me disse que era assim mesmo que somente a noite ela teria vontade de comer e ficaria mais alegrinha. São quase 21:30 e ela já se levantou, comeu um pouquinho e me parece que está querendo pular e subir em lugares como de costume. Acontece que notei um pequeno sangramento na sutura e liguei novamente pro veterinário que me disse pra mantê-la em repouso pelos próximos dias. Ele passou um spray e um comprimido analgesico/antibiotico pra ela que só começará a tomar amanhã. Estou acordada desde as 5 da manhã pois nao consegui dormir a noite passada pensando na cirurgia dela.
    Fui pesquisar pela internet relatos de pessoas que, assim como eu, castraram seus bichaninhos e passaram pelo que estou passando. Encontrei esse blog e estou bem mais calma depois que li o post e os comments.
    Obrigada a todos.

    Brasília, Kelly Rocha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MINHA GATINHA LINDA, A fELÍCIA FOI CASTRADA TERÇA FEIRA DE MANHÃ (23/10). FUI Vê-LA NA CLÍNICA ÀS 14 HORAS E ELA JÁ ESTAVA COM O PESCOCINHO EM PÉ, PROCURANDO POR MIM, POIS SÓ A VI DE LONGE, BUSQUEI ELA AS 17 HORAS E ELA ME DEU O MAIOR TRABALHO, NÃO QUIS FICAR COM O COLAR, FICOU MTO NERVOSA E CAIU DO SOFÁ, ME DESESPEREI E COMEÇEI A CHORAR, LIGUEI PRO VETERINARIO E ELE DISSE QUE PODIA COLOCAR FAIXA, RESULTADO: FIQUE A NOITE ACORDADA VIGIANDO ELA. ELA NÃO FICOU NADA MOLINHA, FUI EU QUEM FIQUEI. FIZ UMA ROUPINHA PRA ELA E ELA NÃO CONSEGUE ANDAR DIREITO, FICA MTO TRISTINHA, HOJE QUE TIREI UM POUCO, ELA FICOU TODA FELIZ, MAS COMEÇOU A PULAR NO SOFÁ E EU RECOLOQUEI, MAS DÁ A MAIOR DÓ.ESPERO QUE PASSE BEM DEPRESSA ESTA FASE, POIS AMO VER ELA CORRENDO, BRINCANDO E PULANDO. NÃO QUERO PERDER MAIS NENHUM BICHINHO, POIS NA SEGUNDA PERDI MINHA COELHINHA TETÊ, ELA TEVE UM INFARTO, CHOREI MTO E AGORA QUERO QUE A FELÍCIA TENHA UMA ÓTIMA RECUPERAÇÃO. BEIJOS A TODOS QUE COMO EU AMAM SEUS BICHINHOS!

      Eliminar
  10. Oi Kelly! Gostaria muito de saber como está a sua gatinha Vicky! É normal elas ficarem molinhas durante cerca de dois dias após a cirurgia e no início custa-lhes subir para a cama ou para a cadeira. Mas conforme os dias forem passando, ela vai recuperar as forças e voltar a ser a Vicky de sempre. Importante é ir vigiando se ela come e se faz as necessidades normalmente. Você é uma óptima mamã, tão preocupada e cuidadosa! Desejo muita sorte para si e para a sua gatinha. Partilhe mais coisas connosco! Muitos ronrons e as melhoras para ela!

    ResponderEliminar
  11. Oi Denise. Então... A Vicky está super bem. Já no segundo dia já estava super ativa como se nunca tivesse feito cirurgia alguma. Mesmo assim, a mantive a maior parte do tempo presa na caixinha transportadora soltando-a de 3 em 3 horas para q ela pudesse comer e fazer suas necessidades. No quinto dia já nao fui capaz de mante-la na caixinha. Soltei-a com restrições. O veterinário tirou os pontos com 10 dias. Foi uma cirurgia perfeita! Hoje faz 13 dias da cirurgia e ela está ativa como nunca. A Vicky é muito espertinha! Brigada Denise!!!

    ResponderEliminar
  12. oi a minha bibi foi operada a dois dias e nao quer comer nada isso e normal?brigada beijoss

    ResponderEliminar
  13. Oi Kassia! Cada gata tem a sua maneira diferente de reagir, mas a sua Bibi não pode estar muito tempo sem comer! Experimente dar-lhe franguinho ou peixe cozido, são comidas que gatos não costumam resistir e que podem ajudar a abrir o apetite. Verifique se ela bebe água e se faz as necessidades como seria normal. Se isso não acontecer, leve-a à sua clínica veterinária e explique a situação. A Bibi poderá estar com dores que a fazem perder o apetite... As melhoras para a Bibi, mande notícias! Beijos!

    ResponderEliminar
  14. BOA NOITE, FOI FEITA A ESTERILIZAÇÃO DO MEU GATO NA TERÇA- FEIRA ,ELE ESTAVA MUITO MOLINHO, MAS MUITO INCOMODADO COM O COLAR, E FICAVA CABISBAIXO, RESOLVI TIRAR O COLAR PQ ELE TAVA FUGINDO E ELE TÁ UMAS MEIA HORA SE LAMBENDO. PODE CAUSAR ALGUM PROBLEMA?DEVO MANTER MAIS TEMPO COM O COLAR?

    ResponderEliminar
  15. Olá! Obrigada pela visita! Deveria ter mantido o colar por mais um dia, pelo menos, porque era melhor ele não se lamber, mas tente mantê-lo vigiado. Agora não volte a colocar o colar para ele não estressar. Observe o local da cirurgia para ver se está a cicatrizar bem. Com o excesso de lambidas pode infecionar a ferida ou não cicatrizar devidamente. Se o local da cirurgia estiver com aspeto seco e a cicatrizar bem, não há com que preocupar. Se estiver inflamado ou a verter líquido, leve ao seu vet. É normal eles ficarem molinhos no primeiro ou segundo dia, mas agora deve voltar depressa ao normal. As melhoras! =^.^=

    ResponderEliminar
  16. Olá Denise e pessoal, meu nome e Angélica e a minha gata Amalia foi esterilizada hoje de manhã.
    Ela estava prenhe e no domingo as 10 am pariu um filhote morto(QEPD)... passaram varias horas e nenhum outro saía, então levamos ela no vet (unica clinica 24 horas da região considerando que era domingo)o vet avaliou ela e recomendou cesariana, só que o custo total ascendia a R$1285...o meu marido e eu somos gente humilde e não tínhamos como pagar, então com tudo o dor da alma(e apos pagar R$100 da consulta) voltamos com ela em casa e só levamos na sociedade protetora hoje pra fazer a cirurgia, deu $300 mas a medicação e vários taxis...
    O problema foi que meu marido não consegui toda a medicação (a gente trabalha o dia inteiro e bastante longe de casa, ficou difícil ir ate a farmácia de manipulação) e a gata esta com as mamas inflamadas de leite (a gente tentou fazer com que ela adotasse 4 filhotes abandonados mas ela os rejeitou)
    O meu marido trabalha ate 23 hrs hoje e eu estou aqui tentando fazer tudo o que eu puder pra ela passar o melhor possível, esta dormindo agora graças a Deus porque tinha ficado muito inquieta, foi bem difícil tentar acalma-la...
    Só queria compartir a minha historia com vcs, fico feliz de que a maioria das gatinhas tenha passado bem, não foi o caso da minha Amalia...so espero poder escrever, daqui a alguns dias, que ela esta se recuperando bem, seria o melhor presente de Natal.
    PS: Peço desculpas pelo meu portugues, sou argentina.

    ResponderEliminar
  17. Olá Angélica! Obrigada pela sua visita e por partilhar a sua história connosco. E não se preocupe, o seu português está muito bom! Imagino a dor na alma que você e seu marido estarão passando, infelizmente o preço das consultas e medicação para os animais não são nada baratos e quem os ama como nós faz enormes sacrifícios para os ver bem. Você poderia ter pedido apoio a alguma instituição de ajuda animal da sua área de residência, por vezes arranjam consultas, cirurgias e medicação a preços mais baixos. Tente informar-se se existe alguma dessas instituições perto de si, nunca se sabe se algum dia pode dar jeito. A cirurgia da sua gatinha Amália foi delicada, por isso é normal que ela esteja inquieta... Tenha paciência e carinho com ela e vamos rezar que tudo corra pelo melhor. Vou ficar à espera de notícias da Amália com muita ansiedade! Fique com a sua consciência tranquila, pois está a fazer tudo o que pode pelo bem da sua gatinha. Desejos de um ótimo Natal e que a melhor prenda seja a recuperação da Amália. Obrigada por partilhar e não se esqueça de dar notícias! Estamos a torcer por ela! :)

    ResponderEliminar
  18. Muito obrigada pela sua resposta :D graças a Deus ela está bem melhor!! tomando a medicação, comendo direito e super carinhosa como sempre!! Foram dias bem difíceis porque ela dome durante o dia, quando a gente não esta em casa e durante a noite quer atenção, brincar, conversar(rsrs), etc...Já quase esqueceu da cicatriz e recuperou a confiança em mim e no Francisco, meu marido.
    No final de semana a gente vai tentar lé apresentar os filhotinhos órfãos de novo pra ver se ela aceita, depois eu conto pra vocês no qué que deu.
    Referente ao dinheiro eu gastaria de novo o que gastei sem pensar duas vezes (debem ter sido uns R$600 em total) e se eu tivesse tido os R$1300, também gastava na saúde dela...Ela é parte da manada aqui em casa.
    Mas uma vez, muito obrigada pela sua resposta, significou muito nos momentos complicados.
    Angélica

    ResponderEliminar
  19. gente preciso de ajuda!
    minha gata foi esterelizada ontem!
    e hoje pela manhã enqnto eu estav trabalhando ela comeu os pontos, o que eu faço?

    a vet disse que isso acontece! que devo passar PVPI!
    mas meu desespero não acha que seja suficiente!
    acho que vou levar novamente no vet!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Amanda! Eu acho que deve levar a gatinha ao vet porque a ferida é muito recente e pode abrir pelo local da sutura, visto não ter os pontos para segurar. A minha também comeu dois pontos mas já tinham passado 4 dias da operação. Ainda assim fui ao vet. Mais vale prevenir que remediar! Depois diga como está a sua bichana! As melhoras e tudo de bom! :)

      Eliminar
  20. Oi gente, minha bebe voltou ao vet! esta com uma roupinha pra impedir que fique pulando e subindo em tudo...

    tbm estou fazendo curativos e ela tomou uma injeção...

    a cirurgia já esta sequinha e logo minha bebecat vai estar 100%!

    beijos! e obrigada!

    ResponderEliminar
  21. Olá!
    Agora, logo cedo, minha Nina vai ser castrada...
    Tô com muita dó, pois por recomendação da Vet, ela está desde ás 23:00h de ontem sem comer...=(
    Estou ansiosa demais, nem consegui dormir...
    Adotamos ela da rua, há 2 meses e meio. Ela engordou bastante (dentro do esperado), só fica dentro de casa, mas... Tenho medo de qdo chegar a hora da cirurgia eu descobrir que vou ser vovó... ehehh
    Mas enfim, Que corra tudo certo!
    Já preparei e coloquei uma caminha prá ela no chão, a qual estou colocando-a desde ontem para se ambientar, pois ela dorme na cama comigo e meu esposo e não quero que ela faça esforços no pós operatório...
    Ai, gente... Pq a gente se preocupa tanto com nossos filhotinhos???!!!
    bjoos!

    ResponderEliminar
  22. Oi gente!
    Tô passando prá dizer que a Nina já está em casa,
    a cirurgia de esterectomia correu muito bem... :)
    Tá anestesiadinha, mas já levantou deu um rolê, meio tonta pela casa e agora está dormindo...
    A Vet disse que ela se comportou muito bem, Até acordar da anestesia, quando literalmente "virou O bicho"...kkk
    Ela ficou na clínica das 8:00h até as 12:00h... Pq Aí, "mamãe aqui" ligou prá perguntar se já poderia ir buscar... eheheh
    A Vet recomendou D-I-E-T-A, pois a mocinha está com sobrepeso...
    Mas é como dizem, né:
    - o que não é igual ao dono, é roubado! kkkk
    Amanhã começa a administração da medicação e os cuidados com os pontos...
    Agradeço á Dra. Myrtha e equipe pela atenção de sempre e pelo carinho com o qual sempre trata seus pacientes!!!
    E...fica a dica:

    ----> SE VC QUER UM AMIGUINHO, ADOTE!!!!
    ----> NÃO EXISTE AMOR COMPARÁVEL À ESTE!!!
    ----> e POR FAVOR... ESTERILIZEM SEUS GATINHOS E GATINHAS!!!!

    =^.^=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Aline! Que bom que a sua Nina já está em casa! Agora tem de a manter sobre vigilância para ela não puxar os pontos. Tome atenção para ver se ela se alimenta bem, se faz as suas necessidades ou se tem febre. Mas de princípio não vai acontecer nada de mal! É muito bom saber que a Nina é tão bem tratada e estimada!
      Muito obrigada pela mensagem que deixou para a adoção e esterilização, é muito importante haver pessoas bem informadas!
      Em relação à dieta da Nina... eu entendo pois a minha filhota peluda também está gordinha! kkkkk
      Um grande beijinho e obrigada por partilhar connosco a sua experiência! =^.^=

      Eliminar
  23. Pois é Denise...
    Hoje é o 3° dia pós cirurgia da Nina e notamos alguns sintomas diferentes...
    Está quieta, com dor, não comeu muito, teve febre, quase não fez xixi...
    Então entrei em contato com a Vet e trocamos o antibiótico dela, pois ontem quando eu administrei a medicação ela teve uma reação estranha, com dilatação das pupilas e agitação.
    Estamos observando todas as reações dela e mantendo contato com a Vet, que nos disse que realmente o 3° e 4° dias pós cirúrgicos são os mais críticos.
    Quanto aos pontos ela está tranquila, não mexe, nem os puxa e Deixa aplicar a medicação local numa boa!
    Fico triste de ver ela quietinha, só deitadinha... Mas estou consciente e orientada de que é normal.
    Tomara que ela melhore logo... :(
    Beijinhos, gente!

    ResponderEliminar
  24. Olá, boa tarde!
    Aqui em casa temos 2 filhotas peludas :)
    Ontem a filhota mais velha, com 11 meses, a Kitty, foi esterilizada, correu tudo bem, está bem disposta, brinca, tenta saltar, come bem e faz as necessidades todas :) Está a fazer antibiotico e anti inflamatorio !
    O nosso problema maior é a nossa pequenina, com 9 meses, a Blackie, desde que a Kitty chegou a casa está muito assustada, não come, não bebe, nao vai ao WC e está sempre escondida e com aquele ar assustado :( ja a fui meter no WC e perto da comida, mas ela foge :(
    Amanhã é dia de ir à Vet com a Kitty para fazer o penso, vou falar com a Drª para ver o que fazer em relaçao à Blackie !
    Beijinhos e ron ron's ;)

    ResponderEliminar
  25. Olá!
    A minha gatinha, a Bambina, fez hoje a sua esterilização.
    Foi das primeiras vezes que saiu de casa e justamente hoje deu de caras com 3 cães que ladraram para ela.
    Desde quando a fui buscar que parece estar chateada. Afasta-se de mim e tem feito algo que nunca fez, tenta dar-me patadas com o lado do corpo que tem a incisão... Não será nenhum efeito secundário? Ou será que ela sente que foi uma má experiência e me culpa por isso? Tenho medo que isso faça rebentar os pontos. Já comeu, mas pouco e neste momento está a ir ao WC pela primeira vez. Ao menos isso. Já subiu e desceu de alguns sítios várias vezes... Tentar evitar e mantê-la num sítio em total repouso parece impossível, pois aborrece-se facilmente e dá as tais patatas, com a patinha de trás...Aí, como não quero piorar as coisas afasto-me... A Bambina sempre foi muito laivosa e afetiva... Ronrona muito e lambe-me muito também, mas sempre foi espevitada, quer muita atenção, não gosta nem de portas fechadas, porque quer sempre companhia... Amo a minha gata de coração, mas estou preocupada... Como devo lidar com isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! É normal que a Bambina esteja chateada ou amuada, passou por uma experiência diferente e ainda não recuperou do choque de tudo o que lhe aconteceu. As patadas podem ser por ela estar dorida ou por não querer que lhe toquem naquele local, já que da última vez que tocaram lhe fizeram a cirurgia. Mas não se sinta culpada de nada, a esterilização é a melhor opção para as nossas meninas e vai ver que daqui a pouco tempo, a Bambina já se esqueceu do que lhe aconteceu e volta a ser a gatinha carinhosa que sempre foi. Estes primeiros dias após a cirurgia convém que a mantenha vigiada para não puxar os pontos, veja se ela come, se faz as necessidades ou se ganha febre. É natural que esteja preocupada com ela, mas dê-lhe tempo e verá que ela vai recuperar e voltar ao normal. Muita paciência e miminho ajudam... :) As melhoras para a Bambina e cumprimentos para si! Obrigada pela visita!

      Eliminar
  26. ola minha tomou Anestron fico com mama inchada ou inflama da eu não seu que fazer se alguem pode me ajuda eu agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O Anestron é um anticoncepcional, como tal pode trazer contra-indicações, como a inflamação nas mamas de que fala. A minha opinião é que deveria contactar o veterinário assim que puder, deixar de dar Anestron à sua bichinha e pensar em fazer a cirurgia de esterilização. Claro que depende da idade dela, mas deixando de dar esse anticoncepcional, o inchaço poderá desaparecer. De qualquer maneira, leve a bichana ao vet para ser analisada e vamos esperar que não seja nada grave e preocupante. As melhoras dela, depois dê notícias! Obrigada pela visita!

      Eliminar
  27. Oi gente!!
    Gostaria de compartilhar com vcs um fato do pós operatório da Nina, que pode acontecer com qualquer gatinho, pois é normal.
    Durante a cirurgia, Nina tomou uma medicação injetável. Depois de 6 dias da cirurgia, quando iríamos tirar os pontos, que cicatrizaram muito bem, ela amanheceu com um buraco na lateral da barriga. Era um Abscesso da medicação injetável!
    levei-a correndo para a veterinária, que me instruiu com os cuidados e assepsia, disse que ainda iria abrir mais o ferimento, pois a parte necrosada iria se desprender. E assim foi. E foi horrível.
    Hoje estamos no vigésimo dia e já está com o ferimento cerca de 80% fechado.
    O desconforto é que o ferimento deve ficar aberto, e Nina está usando o Colar elizabetano (cone).
    No começo ela brigava, mas agora já se acostumou.
    Ela não sente dor, pois a pomada que a vet indicou, contem antibiótico e anestésico, aplicamos 3 vezes ao dia. Nina já leva uma vida normal! brinca, briga, sobe em tudo e corre muito, mesmo com o colar!
    Agora estamos nos preparando para mais um desafio... vamos mudar de casa e preciso preparar a adaptação ao novo lar. É maior, tem muros altos e ela vai sair do apartamento para morar em uma casa.
    Se alguém tiver alguma dica para tornar esta transição tranquila, Agradeço!
    Beijinhosss...
    Aline
    =^.^=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Aline! Antes de mais, muito obrigada por partilhar a história da sua Nina com todos! É muito importante que as pessoas estejam informadas e preparadas para o caso de algo semelhante acontecer com as suas gatinhas. Espero do fundo do coração que a Nina fique melhor bem depressinha, mas acredito que o susto já passou.
      Quanto à mudança de casa, sem dúvida, vai ser uma nova fase para a Nina... Poderei aprofundar melhor o assunto, mas por agora, aconselho a que não deixe a Nina saltar para fora dos muros. Ela poderá sentir a falta da sua casa antiga e tentar regressar. Leve a Nina após alguns dos móveis e objetos já estarem na casa, assim ela poderá sentir o cheiro das coisas da casa e entender que está num ambiente seguro. De preferência na divisão onde irá colocar a comida ou a caixa da areia. Coloque-a numa divisão fechada com essas coisas até que se ambiente. Depois, vá abrindo porta por porta, uma de cada vez, até que ela se acostume com cada uma das divisões lentamente. Coloque tela nas janelas para que ela não escape para o exterior, especialmente se for uma zona movimentada. Vou pesquisar mais dicas sobre esse tema para aprofundar num futuro artigo. Muito obrigada pela sugestão! Boa sorte para todos vocês! Beijinhos e ronrons! =^.^=

      Eliminar
    2. Aline, aconteceu o mesmo com meu gatinho, na verdade ele estava internado por conta de ter infeccionado a castração dele daí lá no pet abriu esse buraco e a veterinária não deu alta para ele porque disse que tem que fazer uma lavagem 2 vezes ao dia, que por sinal é super dolorosa, assisti outro dia e achei uma verdadeira tortura, por isso já faz 10 dias que ele está internado. Gostaria de saber como vc fazia a assepsia da Nina, queria levar meu bichinho para casa, lá ele fica muito só e triste, acho que em casa ele ia ficar melhor!

      Eliminar
  28. Olá a todos, meu nome è Carla e estou a escrever de Portugal.
    ontem dia 27 de Março de 2012, pelas 11h da manha a minha menina, Lolly, foi esterilizada e chegou a casa por volta das 18h, deu a volta à casa, assim meio tonta, mas como estava ainda meio sedada, so queria mesmo era estar deitada a dormir.
    esta noite eu coloquei a caminha dela em cima bem no meio das nossas, minha e do meu marido, almofadas para podermos durante a noite olhar por ela, ela dormiu e hoje pela manha levantou-se bem devagarinho foi ao wc, e voltou a deitar-se toda enroscadinha nela propria, mas não come nem foi mais ao Wc e estou preocupada, pois ela está a tomar antibiotico e anti-inflamatorio e não acho normal ela nem sequer beber agua, pois eu tentei dar-lhe com uma seringa mas ela recusou e continua muito sonolenta. ela amanha vai novamente ao veterianario e espero que estaja tudo a correr pelo melhor, pois ando com o coração bem apertadinho.

    Obrigada a todos pelos vossos testemunhos, que sempre nos vão dando uma ajuda nestas alturas.

    beijos e ronrons :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! Muito obrigada pela sua visita e testemunho! Eu também sou portuguesa mas o blog recebe muitas visitas dos nossos irmãos do outro lado do oceano! Em relação à Lolly, é normal que se sinta tonta e fique prostrada, mas ao fim do segundo dia, já deveria comer e beber. Experimente dar-lhe alguma comida que ela goste muito, como peixinho ou franguinho cozido, atum ao natural, ou até mesmo uma saqueta de comida húmida. Talvez isso lhe desperte o apetite. É importante que se alimente para que os medicamentos não lhe danifiquem o estômago. Se não comer, é melhor levá-la ao Vet para que veja se está tudo bem, se não tem febre ou se a Lolly está a reagir mal ao antibiótico. Deixou-me muito confortada saber que a Lolly é uma gatinha tão sortuda e mimada por dormir no vosso meio (como a minha, hehehe) e espero que ela recupere depressa o apetite e a boa disposição. Custa vê-las tão doridinhas, mas vale muito a pena submetê-las a esta cirurgia.
      Um grande beijinho, aguardamos notícias da Lolly!

      Eliminar
  29. Olá Denise, estou a escrever do Brasil. Minha primeira gatinha, Agatha de 7 meses, fará sua operação na Segunda de manhã e estou muito ansiosa. Já preparei tudo que pude pensar, lavei a roupinha da cama dela, comprei Pipi Cat extra para trocar todo dia e daremos banho e cortaremos as unhas no Domingo, tudo para diminuir o risco de infecção. Comprei a Recovery (ração especial para "enfermos" se recuperando)e até brinquedinhos novos, para ela se divertir, quem sabe, na Terça ou Quarta. Como podes ver (ler) estou muito nervosa, ela é meu primeiro animalzinho de estimação! E a amo como nunca pensei ser capaz de amar um bichinho! Tens alguma outra dica para ajudá-la no processo de recuperação????

    Ela só come ração porque foi isso que a veterinária recomendou. Disse que as boas rações são completas com tudo que os bichinhos precisam. Já até tentei dar petiscos, mas ela não gosta!

    MUITO obrigada pelo seu site! Ler essas mensagens tem me ajudado bastante :) Agradeço a todas as "mamães" que escreveram aqui!!!

    Beijos e ronrons

    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, desculpa a demora na resposta! Gostaria muito de saber como correu a operação da Agatha! Acho que não haveria dica que eu pudesse dar para ajudar no processo de recuperação, pois tudo foi planeado com muito pormenor! É tão bom saber que há animais a ser tão bem tratados e acarinhados!
      A ração é sem dúvida a melhor alimentação que podemos dar aos nossos bichaninhos, no entanto, uma ração de melhor qualidade é essencial para que a Agatha não desenvolva problemas urinários e renais agora que é esterilizada.
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Aguardamos notícias da Agatha com muita ansiedade e mais uma vez peço desculpa pela demora! Beijinhos e ronrons!

      Eliminar
  30. ola estou com um problema com minha gata.no segundo dia que ela fez a cirugia ela brincou comeu e bebeu agua normalmente.no terceiro dia ,ela não quer comer mais só fica deitada na cama,e a sua barriga inchou,estou desesperado . me ajudem por favor.
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Se a barriguinha da sua gata inchou, pode indicar um problema maior, como uma infecção! Leve a bichana ao vet quanto antes, esse inchaço tem de ser analisado e a gatinha terá de ser medicada (ou alterar a medicação). Também pode não estar a conseguir fazer as suas necessidades. Leve-a ao vet e depois diga-nos como correu, estamos a torcer pela sua bichaninha! Um abraço!

      Eliminar
  31. Gente, gostaria de ajuda. Na realidade depois de ler estes posts já fiquei mais tranquila. Mesmo assim quero dicas para que tudo corra bem com minha gatinha MAlú.
    Ela foi esterelizada no dia 25 de abril, pós cirurgia ela apresentou moleza e tudo mais, não comeu neste dia, mais no dia seguinte já comia, e fazia tudo direitinho apesar de passar boa parte do tempo dormindo, no entanto, quando ela completou 7º dia da operação, ela se lambeu muito, chegando a molhar a camisa de proteção que ela usava, quando fui ver a cirurgia, um pontinho estava vermelinho, então passei o remédio e não deixava mais ela se lamber, mesmo por cima da roupinha, no 8º dia, apesar de ela dormir menos e passar a maior parte do tempo passendo pela casa, pegando sol (que ela adora), ou seja, bem mais ativa do que antes, percebi que a cirurgia estava inchada, então apliquei o antibiótico e continuo com os cuidados devido. A Cirurgia já está normal, apresentando um leve inchaço, acho que deve ser por causa do ocorrido no 7º dia. Amanhã ela completa 10 dias de cirurgia e quero levá-la para tirar os pontos.
    Vocês acham que irá poder tirar, mesmo com estes fatos.
    Estou louca para vê-la sem aqueles pontos, ela está muito incomodada com a roupinha. Me digam que está tudo certoooo.... obrigada! Priscilla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Priscilla! Desde já peço desculpa pela demora na resposta, a minha gravidez tem-me tomado algum tempo... Por vezes pode acontecer que o local da cirurgia infeccione e fique vermelhinho ou inchado. Os cuidados que teve com ela foram os correctos e adequados, por isso imagino que tenha corrido tudo bem! Gostaria que partilhasse connosco o que aconteceu com a Malú. Ronrons para vocês. =^.^=

      Eliminar
  32. Olá Denise,
    Encontrei o seu Blog após despejar algumas lágrimas e agora estou um pouco mais conformada.
    Castrei meus dois bebês hoje. O Chandon é um menino bem meigo e está ótimo. O veterinário não colocou o colar, ele está lambendo um pouco o local, estou apenas tentando evitar excessos.
    Já minha Piaf...
    Na verdade até acho que ela está bem, já subiu duas vezes na cama, fez xixi e comeu um pouco, mas tá andando tão tortinha que dá pena de ver. A sensação que tenho é que sou uma bruxa que abriu a barriguinha dela... Ela estava tão inteirinha hoje cedo...
    Agora esta dormindo...
    Obrigada pelo espaço e pelas dicas.
    Bianca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bianca!
      Muito obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
      Imagino como se deve ter sentido ao ver os seus bebés a passar pelo pós operatório. Confesso que eu própria me senti assim quando mandei esterilizar a minha Kiffa, uma verdadeira bruxinha má... Mas não se sinta assim! Vai ver que os benefícios para ambos são largamente compensatórios, a castração só tem vantagens para os seus bebés e muito em breve eles vão estar lindos e totalmente recuperados. E não se preocupe, eles nunca irão olhar para você como «culpada»! :)
      Um grande ronrom de melhoras para o Chandon e para a Piaf, mande notícias ou fotos deles sempre que quiser! =^.^=

      Eliminar
    2. Olá Denise,

      Já se passaram 10 dias.
      A Piaf está ótima e bagunceira novamente e o Chandon então nem se fala... Na verdade, depois do terceiro dia, descobri que ela estava tristinha por causa da roupinha e não por causa de dor. Era só retirar que ela ficava toda serelepe!! Risos
      Só uma coisa está me incomodando um pouco.
      A barriguinha dela, por baixo dos pontos, ficou com uma parte durinha.
      A veterinária ontem, quando retirou os pontos, disse que é normal criar uma fibrose no local e que na maioria dos casos o próprio organismo dela dá conta de desfazê-la, mas estou tentando pesquisar aqui na internet e não encontrei nenhum relato sobre isso... É normal mesmo? Tem alguma coisa que eu possa fazer para ajudar a reduzir?

      Estou no meu trabalho hoje, mas prometo enviar fotos dos meus filhos para que você veja o quanto são lindos! Ronrons para você também!! =^.^=

      Eliminar
  33. Olá Denise,

    Esteelizei minha gatinha Amy a 6 dias, e olhando os comentários acima me identifiquei com todos. Eu também me senti uma bruxa quando a vi tonta após a cirúrgia. A Amy também não se adaptou com a roupa pós cirúrgica, ficou super deprimida, não comia, não bebia água... foi horrível, mas assim que tirei a roupa ela se transformou. A minha única dúvida e motivo de discórdia aqui em casa com a minha filha é que foi receitado que ela tomasse Amoxilina durante 10 dias, eu acho que dar este antibiótico por tanto tempo vai passar de benéfico para maléfico, assim resolvi deixar de dar o remédio no sexto dia.
    Os pontos serão retirados quando completarem quinze dias.
    A Amy está ótima,pulando, correndo, comendo, bebendo água, os pontos estão secos, a pele não apresenta nehuma irritação.
    Estou sendo irresponsável em não dar o remédio por mais 4 dias, a dosagem que foi passada é 3ml de 12 em 12 horas por 10 dias.

    ResponderEliminar
  34. Ola!! Estou aqui lendo e estou super anciosa para castrar minha nenenzinha Marta! Ela tem 4 meses e vou castra-la, pois moro em apartamento e ainda moro sozinha, sou eu e ela! Vou ter que me afastar 2 dias do trabalho para ficar com ela, pois os primeiros dias são os mais dificeis. Será que posso deixa-la sozinha após a cirurgia?

    ResponderEliminar
  35. Olá! A minha Mimi também foi esterelizada há 6 dias. A Vet disse que a intervenção correu bem. Medicou-a com antibiótico e anti-inflamatório injectáveis. No dia da cirurgia o comportamento dela foi estranho. Não parava e andava muito por toda a casa, a cambalear... A partir do segundo dia já ficou quieta. Passa os dias quase sem sem mexer, deitada no sofá ou na sua cama. Só comeu a partir do 3º dia, mas agora come e bebe bem, faz todas as necessidades. A única coisa que não parece muito normal é que está muito parada, apatica, triste. Penso que não terá dor porque a cicatriz está com óptimo aspecto, quase nem se percebe. Penso que a tristeza dela se deve ao colar. Está marcada nova visita à VET daqui a 2 dias, mas não sei se devo ligar ou ir lá antes disso...Só estou como anónimo porque não tenho conta criada em nenhuma aplicação. Escrevo de Portugal. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Desde já peço desculpa pela demora na resposta. A tristeza da bichana pode ser devido ao colar mas também pode ser devido ao stress da cirurgia a que foi submetida. Aparentemente, se come, bebe e faz as necessidades, não será infeção, mas convém verificar se tem febre. Os conselhos que daria na altura seriam: mantenha-a vigiada, mas de princípio a tristeza irá passar conforme ela se for esquecendo do que passou. Brinque com ela e mime-a muito, ajuda a esquecer. Gostaria que partilhasse connosco o que aconteceu de seguida, para outros leitores que passem pelo mesmo saibam como agir. Obrigada!

      Eliminar
  36. Oie! minha gata já fez a cirurgia a 8 dias... ela já retirou os pontos. só que a barrigada dela ta com uma boa inchada próximo da cricatis. Isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Por vezes, a zona da sutura pode ficar com um leve inchaço, mas nada demais. Penso que deveria consultar o seu Vet para verificar se está tudo normal com ela. As melhoras!

      Eliminar
  37. Minha gata foi castrada a 6 dias, hj quando fui passar a pomada, sangrou um pouquinho, eh normal ? coloquei a roupinha e ela aparentemente não está sentindo dor, por ser o sexto dia, não era pra estar cicatrizado já? estou preocupado com esse pouco de sangue q saiu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Esse sangramento pode ser um ponto puxado, que ainda não esteja totalmente cicatrizado. A gatinha ainda tem os pontos? Mantenha-a sobre vigilância para que não lamba a ferida, correndo o risco de a abrir. Vigie também se ela se alimenta e bebe como normal e se não tem temperatura ou fica «molinha». Passe o dedo levemente sobre o local e veja se não sente nenhum inchaço ou papo fora do normal. Se não notar nada do que referi e não voltar a sangrar, não se preocupe, poderá ser um ponto puxado. As melhoras!

      Eliminar
  38. Achei teu blog por acaso e preciso de informações, pois até então só tive contato com castração de gatos machos.
    Seguinte, minha gata é vira-latinha, tem 8 meses e foi castrada na última terça-feira.
    Na quinta-feira ela já estava bem, nem parecia que tinha feito cirurgia, só que na sexta ela começou a ficar "jururuzinha". No sábado ela acordou melhor, mas levei na vet e ela disse que estava tudo bem com os pontos e a cicatrização. Só que desde ontem a noite ela só passa na cama dormindo. Come muito pouco e não bebe água.
    Quando vou limpar os pontos, ela dá um miado de partir o coração e vive se lambendo.
    Isso é comum??
    Estou preocupada.
    Aguardo resposta.
    Grata.

    ResponderEliminar
  39. Olá, me chamos Renata (sou do Brasil mesmo).
    Minha gatinha está no cio e vou marcar a cirurgia assim que esse período acabar.
    Já castrei um outro gato que tive, porém foi mais tranquilo pois era macho.
    Estou ansiosa pela cirurgia, querendo programar tudo muito bem pra que corra tudo certo.
    Li todos os comentário pra pode ter uma noção do que pode ocorrer e assim saber como lidar com a situação.
    Fico apreensiva achando que algo pode dar errado... e me sinto mal por ter que causar esse tipo de dor nela, apesar de saber que é para o bem.

    Agradeço imensamente por esse espaço, por poder desabafar e por adiquirir mais conhecimento. Chorei lendo os relatos, por emoção e empatia àqueles que sofrem junto com seus bichinhos e se preocupam com eles.

    ResponderEliminar
  40. Ola! Minha gatinha Marta foi castrada dia 06 de setembro, chorei quando deixei ela no VET! No final do dia fui busca-la, meu Deus chorei mais ainda, ela estava toda mole, não aguentava nem levantar a cabeça. Levei pra casa, ela fez vomito 3 vezes e dormia e acordava muito nervosa, queria morder o proprio cormo e me mordia também.Lá pelas 23:50 ela comeu uns grãos de ração, bebeu um pouco de água e fez xixi na caixinha higienica. Passei a noite acordada com ela, pois ela estava transtornada. Mas graças a Deus na sexta pela manha ela já estava brincando, comeu, bebeu água, fez todas as necessidades! Tive que ficar atraz dela o dia todo porque ela pulava de um sofá para o outro. Tirei a faixa e passei povidine degermante ( q a vet passou) os pontos estavam otimos, dei o remedio e ela ficou usando a roupinha pos cirurgica. Na segunda tive que ir trabalhar e como moro sozinha, arrisquei e deixei ela com a roupinha.Cheguei em casa e adivinha?? Marta esta sem a roupa..rsrrs! Olhei os pontos fiz a limpeza e não tem problema algum, hoje ela esta com 7 dias de operada e deixei ela sem a roupinha, sabado ela vai tirar os pontos se Deus quiser!!!

    ResponderEliminar
  41. Olá, ontem pela manhã minha gatinha Pipoca foi castrada, a princípio correu tudo bem na cirurgia, porém, até agora ela se recusa a comer e beber água e está quietinha, sempre deitada... ela está usando a roupinha e o local da sutura parece normal... mas estou preocupada pelo fato de até agora ela não querer comer nem beber!! :/

    ResponderEliminar
  42. Olha, nada nesse mundo me preparou para o pós cirurgico. Li vários sites... mas nada me preparou.

    Agora ela está dormindo e o pior já passou (hoje é o quarto dia). Ela está bem. Mas no dia que chegou, foi horrível. Ela odiou a roupinha. Ficou muito nervosa e em pânico... tive que tirar para acalma-lá e não coloquei mais! Ela estava MUITO grogue da anestesia e muito assutada. Olha.. eu chorei demais com tudo o que aconteceu.

    Tenho que espirrar um remédio nos pontos, mas quem disse que é fácil? hehe
    E tenho que ficar empedindo que ela lamba os pontos também, então tenho que ficar vigiando O DIA TODO!!

    Os pontos me parecem vermelhos, mas todo mundo que olha diz que é normal.. fico preocupada.

    No mais está tudo bem. Ela come e bebe normalmente e também usa a caixinha. Já está toda serelepe como sempre, querendo brincar... e dorme bastante!

    ResponderEliminar
  43. Olá
    A minha gatinha foi operada ontem.
    A operação correu bem, quando chegou a casa comeu, bebeu água e fez xixi.
    Tirei-lhe o colar mas estou sempre a vigia-lá, não quero que lamba a cicatriz, apesar dos pontos ser internos.
    Hoje apesar de estar impaciente para ir à rua, também esteve bem. Já salta para o sofá e para o lavatório, onde gosta de beber água.
    Anda não fez cocó, é natural ? Começo a ficar preocupada ...

    ResponderEliminar
  44. Olá Denize eu me chamo Amanda e castrei minha gatinha Sophia ontem a tarde, e ela ainda esta um pouco molinha e com pouco apetite, mas eu lhe dei sardinha cozinha e ela comeu um pouquinho só,mas ainda não bebeu água só leite, será que é normal? E coloquei o colar nela e que a deixou muito estressada, então eu tirei e enfaixei a barriga dela com uma atadura, será que fiz errado? Fico preocupada... pois nunca passei por isso.

    ResponderEliminar
  45. Olá eu levei minha gatinha Sophia para castrar ontem a tarde, acho que ela esta bem, durante a madrugada ela usou a caixinha, amanheceu e ja passou da hora do almoço e ainda não usou a caixinha. Ela só come quando eu ofereço da umas beliscadinhas e ainda não bebeu água, essa é minha maior preocupação. A ferida perece esta seca, tentei colocar o colar nela,mas não deu certo ela ficou muito estressada e então resolvi enfaixar a barriguinha dela com uma atadura, será que eu fiz certo? Desde já agradeço bjusssss!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  46. ola pessoal tenho uma gatinha "a mel' deficiente de uma patinha...ela é muito danada mas amamos ela.apareceu um caroço enorme na glandula mamaria.ontem levamos ela ao vet , e ela falou q deveria fazer a cirurgia urgente pois poderia virar algo pior deixei ela com o coração na mão no vet(ja fez tambem a castração)fui busca-la as 18:00 minha mel veio molinha sonolenta a vet falou q ela ia fica algumas horas assim.desde ontem naum consigo dormi ,quando ela começou a volta ficou agressiva querendo arrancar a roupa pos operatoria tentava andar mas cambaleava.hoje ela esta melhor ta andando devagar só dorme e naum q comer nada estou muito preocupada. detalhe la levou pelo menos uns 11 pontos.coitadinha da minha mel o que eu faço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Jacqueline! É nomal a Mel estar molinha, foi uma grande cirurgia... Verifique a temperatura dela. Para lhe abrir o apetite, experimente dar-lhe guloseimas que ela goste ou então peixe cozido, frango cozido ou atum de lata ao natural. Normalmente, gatinhos não resistem a peixe. ;)
      Para já não há motivos para alarme, se a sutura e a temperatura estiverem normais.
      Se continuar sem comer ou beber por mais uns dias ou se notar ela demasiado mole, com febre ou a sutura infecionada, leve ela ao vet!
      As melhoras e obrigada pela visita!

      Eliminar
  47. Olá, pessoal! Minha gatinha Meg goi castrada ontem a tarde, voltou bem molinha mas a noite tentmos colocar o colar e ela ficou muito agitada e nao fica com o colar. Só que ficar isolada em lugares escuros,quase nao está comendo e hoje pela manha quando acordei vi que ela tinha tirado os pontos, estou desesperada....:( o local ta seco e fechado, nao aparenta nenhuma infecção... algume me ajuda, não sei o que fazer... ela está tomando apenas um atibiotico... a castração foi feita pelo zoonozes...no sei o que fazer... SOCORRO!!!!!

    ResponderEliminar
  48. Minha gata passou por esta cirurgia, dois pontos se romperam, e a pela em volta da cirurgia esta avermelhada, e está saindo um pouco de pús, com um odor muito forte.. oque devo fazer?

    ResponderEliminar
  49. Adorei este blog, a minha gata Penélope fez a cirurgia para esterilização ontem e só hoje veio para casa, o veterinario disse que estava molinha demais após a cirurgia. Receitou antibiotico por conta de uma infeção que tinha no utero, vitaminas por que tá fraquinha e spray para o corte. Ela apareceu já adulta na minha casa e nos adotou, tava preocupada com a falta de apetite dela, mas como vi nos comentarios é normal, tá solta dentro de casa com todos os mimos que ela merece.

    ResponderEliminar
  50. Olá eu tenho uma gatinha que foi esterelizada na terça feira a tarde, e desde daí que nao quer comer ,e so bebe agua quando damos pela seringa, mas vai a casa de banho , será normal ou devo ir com ela ao veterinário?

    ResponderEliminar
  51. ESTER.TEKA 25@HOT MAIL.COM16 de dezembro de 2012 às 00:51

    a gatinha da minha filha[FRAN]tava prenha no tempo dos gatinhos nascerem ela apresentou sangramento e depois de tres dias esse sangue ficou escuro ea gente esperando os gatinhos nascer e nada aí levamos ao vet e eles fizeram uma ultrasson constatando nossa suspeita os bebês estavam todos mortos a dias tendo q ser feito uma cirurgia de urgencia.Correu tudo bem só q lá é uma escola vet.e o animal n~fica internado ela foi p casa uma hora após a cirurgia voltando no outro dia q ficou o dia todo no soro c complexo B indo á noite p casa só q já tem quatro dias e ela continua molinha sem apetite estamos dando agua e soro caseiro na seringa com muito custo pois ela n~quer.Está tomando tbem medicações orais amoxlina clauv. antinfla.e medic. p dor mas o apetite é zero ela está urinando bem mas só defecou uma vez tbem n~ tem o q por p fora pois n~quer comer tentamos dar uma papinha propria p gatos mas ela n~quer.Come um pouco forçado depois n~ quer mais o q nos preocupa é q a quant.é bem pouca.ligamos p lá e o vet mandou leva~la lá na segunda pois n~funciona final de semana estamos muito preocupadas pois ela tá muito fraquinha. Os pontos estão ótimos cicatrizando bem.Por favor nos responda o mais rápido possível mandarei notícias dela depois bjos Ester

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!

      Após leitura do seu caso, realmente não é de estranhar que a Fran esteja molinha e sem apetite... Foi uma grande cirurgia, com um certo risco e com um pós-operatório delicado. Há um risco elevado de infecções, por isso convém vigiar para ver se não existe febre alta, corrimento com mau odor da sutura ou da vagina e dor. Também é importante que faça as suas necessidades, mantenha a vigilância!
      É também importante que ela comece a comer para ganhar força e aguentar a medicação. Como ela tem pouco apetite, experimente dar peixinho cozido, que é uma guloseima que eles geralmente não resistem, e não lhe faz mal nenhum. Também poderá dar frango cozido ou atum ao natural.
      É importante mantê-la hidratada, por isso continuem a dar água e soro na seringa, se ela não beber sozinha.
      Mantenham-na num local confortável e tranquilo, para que ela possa repousar em sossego.
      Vocês estão a fazer tudo certo, o acompanhamento que lhe estão a dar é bom, mas convém que a levem ao vet o mais depressa possível para que ele faça a despistagem de infecções ou complicações pós-cirurgicas.
      As melhoras para a Fran, fico a aguardar notícias ansiosamente! Estou a torcer por ela!
      Beijinhos e ronrons.

      Eliminar
  52. Bom dia, eu me chamo Marleide e tenho uma filhota chamda Nina vai fazer oito dias amanhã que a minha princesinha foi castrada, mas eu estou desesperada pois desde o dia na qual foi cirurgiada,que ela não come nada.Coloco comida na boquinha dela com uma seringa,mas ela espirra tudo pra fora e nem tomou nenhuma medicação pois não consigo medica-la e também ela se esconde embaixo da cama, e ninguém consegue pega-lá, já liguei para a veterinária e ela só faz mandar dá a medicação a ela a força, mas além de eu não conseguir, acho que não é uma boa da antibióticos a ela ela estando sem comer, ela estar muito debilitada e magrinha o que é que eu faço? por favor me ajudem já tentei fazer de tudo,já dei tudo pra ver se ela come e não tenho tido sucesso. Eu estou vendo a hora de entrar em uma depressão pois eu a amo demais, tenho tido muitos gastos e não estou vendo o resultado estou muito arrependida de ter feito,sei que foi para o bem dela, que futuramente ela poderia contrair um câncer, mas estou deseperada achando que minha princesinha vai morrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Marleide! Imagino o seu desespero... Já experimentou dar frango ou peixe cozido, ou uma lata de atum? Como está o local da sutura: vermelho e inflamado ou aparenta estar seco e normal?
      É verdade que ela precisa da medicação, mas também é verdade que devia ter comida no estômago para não ulcerar com a medicação! E as necessidades, ela tem feito?
      Na minha opinião, devia levá-la à clínica veterinária para ser colocada a soro e receber medicação injectável o mais depressa possível!
      Depois entre em contacto comigo novamente para dar notícias da sua princesinha! Pode escrever para o mail curiosidadesfelinas@gmail.com.
      Força e as melhoras!

      Eliminar
  53. ela tirou o utero e teve filhotes, apos dez dias esta urinando com sangue. o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Henair! A presença de sangue na urina pode indicar uma infecção! Por favor, leve a sua menina ao veterinário o mais depressa possível para verificar a presença de infecção e começar a combatê-la quanto antes! As melhoras!

      Eliminar
  54. Olá!
    Boa noite, caríssima Denise!
    Por favor, ajude-me a esclarecer algumas dúvidas [e aliviar angústias – algo comum em suas posts ].
    Minha gata Felícia [de aproximadamente 9 meses – estando grávida] precisou fazer uma ciru de retirada das mamas [considerando a idade dela, estranhei esse diagnóstico, mas o vet disse que tem sido comum]... A ciru aconteceu no último dia 7 e, no dia seguinte, ela já estava bem esperta, se alimentando bem, tomando bastante água. Uma semana depois, dia 14, quando vi que alguns pontos estavam abertos, chamei o vet e, enquanto o aguardava, ela começou a perdeu seus filhotes. Os pontos ainda foram refeitos no fim desse mesmo dia, mas, dia 17, alguns desses reabriram [dessa abertura saía um líquido transparente]. Comuniquei ao vet e este ficou de atendê-la no dia seguinte, mas, infelizmente, não o pôde. Dois dias depois, ele passou e somente injetou um antibiótico dizendo ser necessário para a drenagem [não refez os pontos]. Fiquei sem entender qual seria a necessidade de um procedimento como esse nesse caso. :/
    Outras infelicidades: o vet quase não me esclarece nada e profissionais dessa área em minha cidade são muito “raros” [além deste, temos apenas um que atende pelo município por dois dias da semana]. :/
    Desde já, agradeço por me “ouvir”.
    Abraços!

    P. S.: A cicatrização em outras partes está boa, mas nessas partes nenhum ponto foi removido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigada pela visita e comentário!
      Achei muito estranha a cirurgia da Felícia... o vet explicou porque razão teve de lhe retirar as mamas?
      Pena ela ter perdido os bebés, certamente os pontos abriram por algum tipo de força ou contrações que a Felícia teve... O líquido transparente poderia ser apenas plasma, quando existe infeção, o líquido costuma ser amarelado/esverdeado e mal-cheiroso. Como ele não refez os pontos, suponho que fosse para a ferida cicatrizar de dentro para fora e poder ganhar carne, o antibiótico era para não infecionar. A Felícia deveria usar colar isabelino para não lamber a sutura e não levar bactérias com a língua. É pena o vet não esclarecer, uma vez que é importante que a gente perceba o que se passa com os nossos pets!
      Qualquer dúvida que surja, não hesite em contactar, mas envie para o mail, que é mais fácil e rápido responder. As melhoras e um abraço!

      Eliminar
  55. oi minha gata (castraçao ) operou a uma semana e a 2 dias doei todos os gatinhos 4 ai comecou a inxar todasa sa mamas dela que eu faço nao entendo nada minha sogra diz que que empedro o leite sera?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá minha gatinha foi castrada hoje e ela deu cria a tres meses, também dei os gatinhos, o vet disse que tenho q vigiar pra ver se ela vai continuar produzindo leite porque pode impedra SIM, e se isso acontecer leve no Vet pq pode virar um cancêr! ele recomendou que eu coloque uma toalha quentinha nas mamas dela para cirgular o sangue e o o leite não empedrar. no seu caso recomendo q leve logo no vet. bjinhus

      Eliminar
  56. bom dia minha gata ta cheia de leite por isso as bolotas nos peitos levei ao vet e passarao un remedio que nao tenho como comprar to fazendo compresa fria en fim coitada alguem tem alguma soluçao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O ideal seria que lhe pudesse comprar a medicação. Experimente pedir ajuda a alguma associação da sua zona. Eles podem ter o remédio e ceder um pouco a você. Verifique se a gata está a comer bem ou se demonstra dor. As melhoras e tudo de bom!

      Eliminar
  57. Olá, em primeiro lugar, amei o blog...
    A minha gatinha fez a mesma cirurgia que gatinha da Ester.Teka, fez...
    Mas ela não sofreu não... ela teve uma infecção que eu achava que era diarréia na época. Quando fomos levar ao veterinário, eles constataram que, provavelmente, ela estava com alguns fetos mumificados. Eu tive certeza disso, porque ela estava muito barrigudinha e sonolenta antes... e revendo alguns vídeos dela a barriguinha mexia. Agendamos direto a cirurgia para o dia 26/02/2013 e ela passou todo o dia lá após a cirurgia. No começo da noite levei-a para casa, preparei um lugar para ela dormir dentro de casa (ela é gata de rua, adotada e dormia no quintal, em um cantinho arrumado para ela...). Ela não queria dormir lá, passou a noite e madrugada inteira nos acordando. Talvez sentisse dor, mas quando a colocávamos na caminha e fazíamos carinho nela, ela dormia novamente. Ontem, dia 07/03 ela retornou ao vet para retirar os pontos, mas achou melhor ficar mais uns 2 dias...
    No período de recuperação, ela foi progredindo aos poucos... Hoje, mesmo ainda estando dentro de casa, ela acorda a gente só pra ir ao "toalette" (apenas para o nº 2)... Xixi ela faz na caixa de areia que compramos, mas só isso... Ela está com um pouco de diarréia, provavelmente porque precisamos comprar outra ração para ela já que não tinha a que ela se dá bem...
    Mas, resumindo, ela está sapeca... se eu deixar, ela escapa da guia e corre pro quintal, como já fez no segundo dia...

    ResponderEliminar
  58. A minha gata Maria foi esterilizada no dia 7 de março, estava à espera que tudo corre-se bem, mas isso não aconteceu . . .
    Não queria comer, mas lá conseguia que comesse um pouco.
    O pior foi que a zona do meio da cicatriz não queria cicatrizar, passado 3 dias começou a abrir, ainda levou 4 pontos novamente mas voltou ao mesmo.
    Agora está internada com o buraco aberto para ver se fecha por ele mesmo.
    Sabem se isto costuma demorar muito tempo a fechar ?
    Não é pelo dinheiro, isso de uma forma ou outra arranja-se, mas faz-me pena vê-la ali fechada numa jaula . . . quando me viu começou logo a pedir miminhos . . .
    Isto já vos tinha acontecido ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bubbles! Infelizmente a Maria teve uma infeção na zona da cirurgia, o que levou à abertura da sutura... Agora vai demorar algum tempo a cicatrizar, pois vai ter de ganhar carne de dentro para fora da ferida e a sutura não poderá fechar sem ganhar carne primeiro. É difícil prever o tempo de recuperação, uma vez que depende da capacidade de cicatrização da Maria e da sua vontade de recuperar. Se ela comer bem, certamente ajudará no tempo da recuperação! Pode acontecer que ela venha para casa terminar a recuperação, se tudo estiver a correr bem, usando um colar isabelino. Sem analisar a situação, aponto para cerca de 3 semanas de pós operatório.
      Espero que corra tudo bem e que a recuperação da Maria seja rápida e sem mais sobressaltos!
      Beijinhos e ronrons!

      Eliminar
  59. Olá! lendo essas histórias me pergunto o que deu errado na cirurgia da minha gatinha, que veio a falecer 7 dias depois da castração. Ela não queria comer nem beber água, 3 dias após a cirurgia, então liguei pra vet que recomendou soro pra hidratá-la. Dois dias depois ela estava bem, me acordou para comer logo cedinho, brincou, mas no inicio da tarde a encontrei sem o movimento das patas traseiras. Corri com ela para o vet, que aplicou antiinflamatórios e a deixou internada para fazer exames na coluna no dia seguinte, para saber o que aconteceu, mas não deu tempo. quando fui buscá-la para o raio x havia falecido. Não quis fazer autópsia, afinal, ela já havia partido, mas me pergunto o que terá acontecido? Será que fui eu quem fez algo de errado ou terá sido apenas uma fatalidade, sem culpados? Sinto muito a falta dela, minha casa está vazia, não me acostumei ainda com esta nova realidade. O que pode ter dado errado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Lamento imenso a perda da sua gatinha... Não se considere culpada do que aconteceu à sua menina, não fez nada errado. O que provavelmente terá acontecido, foi que uma infecção se alastrou e atingiu a medula. Quando isso acontece, a infecção rapidamente toma controlo do corpo e há pouco que possamos fazer, pois a medula é responsável pela produção das células do sangue. Deixando de realizar a sua função, o corpo perde as suas defesas e não consegue lutar contra a infecção.
      Em Portugal, é costume dar antibiótico aos animais após a castração/esterilização para evitar as possíveis infecções, mas claro que depende dos veterinários...
      Acredito que sinta imensa falta dela, a perda de um animal é, para muita gente, tão dolorosa como a de um membro da família! Mas não deixe de considerar a adopção de um novo companheiro ou companheira. Faça o seu luto até o seu coração cicatrizar, e depois pense em salvar mais uma alma inocente para ajudar a atenuar o vazio deixado pela sua menina. Não a substituirá nunca, mas ajudará a preencher o vazio que a ausência dela deixou. Para além de salvar mais um peludinho inocente. Muita força, para qualquer coisa, pode contactar para o mail curiosidadesfelinas@gmail.com e eu terei todo o gosto em ajudar. Um abraço!

      Eliminar
    2. Denise, não sabe como suas palavras me confortam. Ela tomou antibiótico também, usou também pomada para passar na cirurgia. As vezes penso que ela poderia ter algo antes, já que a peguei na rua e nunca a havia levado ao veterinário antes da castração. Vou lhe mandar umas fotos dela de quando chegou e como ela ficou com o cuidado e amor que a dediquei. Como você disse, nada vai substituir o lugar dela em minha vida, mas se acontecer de aparecer um outro gatinho precisando do meu socorro, certamente farei tudo novamente. Obrigada pela força! Forte abraço e parabéns pelo seu trabalho.

      Eliminar
  60. Ah que bom encontrar esse blog !!
    Estou preocupada , minha gatinha fez a cirurgia de castração ontem, voltou bem tontinha, nervosa, rosnando , coisas q ela ela fazia !... Ela tirou toda a bandagem .
    Voltei com ela hoje ao Vet , que fez outro curativo e colocou uma badagem nela, mais ela está muito inquieta, ela nao consegue fica de pé por causa dessa bandagem e por isso fica nervosa, não deixa ninguem nem encostar nela ... oq eu faço? .. ah estou muito preocupada, quero ve-la bem !

    ResponderEliminar
  61. Olá queridos, castrei minha doroty ontem 27/03/2013. Estou muito preocupada pq além de todos os sintomas descritos aqui, não come, não bebe agua, está cambaleando, ela está nos evitando. E quando insistimos um contato maior ela mostra os dentes e rosna pra nós. Será que isso é normal? Alguém pode me orientar no que fazer. Obrigada a todos.

    ResponderEliminar
  62. ola!! me ajude com minha gatinha muchinha ela foi operada pra retirar os filhotes ja morto e depois de 7 dias abrio os pontos esternos, voltamos ao vet e foi feita a sutura novamente e td ia bem ,mas com 4 dias novamente arrebentou td tanto os pontos esternos como os internos e saio tds as viceras novamente foi feito td procedimento e nada de melhor aconteceu, depois de 5 dias arrebentou td de novo estou em desespero tenho medo q minha muchinha venha a morrer,hj ela foi operada e ficou na clinica até sabado, só tenho dinheiro para pagar a clinica até esse dia o q deve tar acontecendo??

    ResponderEliminar
  63. Olá, estou passando por uma situãção no mínimo horrível. Castrei minha gata dia 27-03 em uma clínica veterinária onde não há internação. Achei melhor contactar outra clínica para que a gatinha ficasse bem cuidada, pois trabalho e estudo. A gata ficou internada durante 7 dias e recebeu alta, ao chegar na clinica para pegá-la a veterinária me disse que estava um pouco vermelho que talvez estivesse inflamando. Retirou o colar elizabetano, e me levou em casa. No caminho notei que a gata lambia o corte e a veterinária disse que não teria problema algum, achei estranho essa conduta, a gata insistente mente lambia e começou a puxar os pontos em casa. Fiquei sem saber o que fazer, e liguei para a veterinária que me indicou a clinica da internação, ela disse que poderia estar havendo um rejeição aos pontos, que a gata poderia estar tendo alergia devido ao tipo de sutura usada. Diise a ela que se não tinha confiança no tipo de material usado porque não havia me dito antes já que ela era a veterinária, não obtive resposta.Apliquei Povidine, e acabei intoxicando a gata, que vomitou a noite toda. No outro dia resolvi levá-la para a veterinária que fez a cirurgia ver e ela preferiu retirar os pontos, mesmo sabendo que o corte ia abrir. Pasou Alantou pomada por dois dias, melhorou a infecção, que não era grande, mas o corte abriu. A gata está bem mais esperta parece não sentir dor, esta tomando Profenid 1x ao dia e curativo até segunda dia 08-04. estou com medo do machucado não fechar, ou demorar muito para isso acontecer. tenho medo da gata estar sofrendo. E me culpo muito por isso tudo. Qual seria o melhor procedimento: dar os pontos novamente, ou curativos com que tipo de remédio para que melhore? estou perdida depois dessa confusão toda. Obrigada

    ResponderEliminar
  64. Oi gente, preciso da ajuda de vocês, sábado passado dia 06/04 castrei minhas duas gatinhas de 7 meses, passei por tudo isso que vcs ja comentaram, elas ficaram molinhas e tal. A vet passou srpay prata e inflamene 4 gotas e 12h em 12h, acontece que minha gatinha Nina ficou com muito medo do barulho do srpay, então comecei a coloar povidine, só que ela lambe tudo o que eu coloco. Ocorre, que a Nina começou a vomitar a ração que comia na segunda-feira, quando foi ontem, terça, ela começou a vomitar uma espuma branca. A veterinária que castrou elas, só abre o consultório que tem aqui no meu bairro aos sábados e eu estou igual uma louca ligando pro cel dela e ela não atende. Hoje fui a uma casa de ração que tem perto da minha mãe que tem um consultório de veterinánio e eu expliquei a situação e o vet disse que ela poderia estar intoxicada ou pelo povidine ou pelo inflamane, eu suspendi os dois e comecei a dar um antitóxico, recomendado pelo vet. Chegando em casa eu dei o remédio e ela comeu ração e logo depois vomitou bastante a ração. Eu estou desesperada, pois tive que vir trabalhar e deixei minha filhinha lá, eu suspendi a ração e fiz um pouco de soro caseiro só pra ela não desidratar. Estou muito preocupada, pois não estou dando o anti-inflamatório e nem estou passando nada na cicatriz, inclusive reparei que em alguns pontinhos esta vermelho e a barriguinha dela está inchada na região da cirurgia.
    Gente, se alguém já passou por isso e puder me acalmar, pois estou desesperada, a veterinária que fez a cirurgia não atende o telefone e eu não vou aguentar até amanhã pra levá-la a outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Clarissa! Sim, a Nina pode estar intoxicada por qualquer um dos medicamentos. Apesar de já lhe ter dado o antitóxico, ela poderia ainda ter vestígios dos outros medicamentos no estômago e voltou a vomitar. Se alguns dos pontinhos estão vermelhos e a barriguinha inflamada, poderá ser sinal de infecção...
      A Nina está a tomar algum antibiótico?
      Para evitar que ela lamba a zona da sutura e engula a medicação, deverá tentar colocar um colar isabelino. Experimente fazer um pouco de comida de «dieta» para ela, um pouco de frango cozido sem sal seria o ideal, e veja se ela aguenta o frango no estômago. Verifique a temperatura da Nina. Se não puder ou não conseguir medir a temperatura com um termómetro por via rectal, veja se o nariz está quente e seco e as orelhas muito quentes. Não é um método muito eficaz, mas já dá para ter uma ideia... Se estiver com febre, o melhor será mesmo levar a gatinha a outro Vet, pois os sintomas indicam infecção, que deverá ser tratada o mais depressa possível.
      Que tudo corra bem, as melhoras da Nina!

      Eliminar
    2. Ah! É considerada febre se a temperatura for acima dos 39,5º. ;)

      Eliminar
    3. Adorei seu blog, ainda mais hj que meu Flick esta com doze hs após a castração. esta dormindo, e eu já li varios depoimentos seu sobre varios casos, mas muitos sobre femeas e poucos sobre castração em machos, gostaria de mais comentarios sobre a castração e recuperação. bjssss

      Eliminar
  65. Oi Denise, muito obrigada pela sua resposta!!
    Ontem à noite quando cheguei em casa consegui falar com a veterinária, mas já tinha até agendado com outro pra levá-la hoje. E também reparei que a barriguinha dela continuava muito inchada. Como já tinha lido em alguns sites, fui na farmácia e compre Rifocina spray, coloquei com ajuda de uma gase e a segurei até secar p ela não lamber. Pra ela comer estou dando ração em sachê, ela não vomitou mais, graças a Deus :)
    Hoje de manhã quando acordei reparei que barriguinha estava menor, dei o antitóxico e a levei na vet, ela examinou e disse que os pontinhos estão cicatrizando, e estão só um pouquinho inflamados, mas está tudo bem internamente e ela não estava com febre. Disse também que é pra eu continuar dando o antitóxico, o antinflamatório Meloxivet, que recomei da dar hoje e continuar passando rifocina nos pontinhos, pois sábados já vai retirá-los.
    E também disse pra eu ir colocando a ração seca aos pouquinhos.
    Bom, fiquei muito mais tranquila né sabendo que minha menininha está se recuperando.
    Beijos e obrigada!!!! :)

    ResponderEliminar
  66. Pessoal, preciso de ajuda! minha gatinha de 8 meses foi castrada há 5 dias. ontem a noite, notei que ela está com os pontos normais, sequinhos, mas com um inchaço interno, tipo um ovinho... não sei o q fazer, estou preocupada com ela e a vaterinaria não atendeu o telefone, deixei recado, mas ela ainda não retornou.
    Ela tá comendo bem, e estou passando um spray de rifamicina no lugar, desde o dia da cirurgia...
    Alguém sabe se isso é grave?

    ResponderEliminar
  67. Olá Denise hj a minha Frida foi castrada ela ainda esta cambaliando e inquieta , o vet não receitou nenhum medicamento e tbm não indicou o colar estou com muita dó dela , pois acho que deve estar com dor , ela esta deitada e estou tentando mante-la aquecida com uma manta , mais estou preocupada ela chegou comeu um pouco de ração e em seguida vomitou, o que eu faço me ajuda

    ResponderEliminar
  68. Bom dia a todos! Minha gata ruby fez a ovariohisterectomia na sexta-feira, no dia da cirurgia ela fez coco segundo a veterinaria, porém depois disso ainda não fez hoje já é domingo e começo a ficar preocupada. Isso é normal?

    ResponderEliminar
  69. Olá estou muito preocupada meu gatinho Yuky tem sete meses, e hoje foi feita sua castração ele chegou muito tristinho, andando cambaleando, puxando um pouquinho das patinhas traseiras, isso é normal? Vejo que está muito inquieto não consegue achar posição. Apenas cheirou a ração e n~çao quis comer o veterin´rio me deu dois comprimidos anti inflamat´rio e falou que é para dar um amanhã e outro depois, é assim mesmo não é necessário uma medicação mais prolongada , tenho medo que ele sinta dor ou os pontos inflamem. O veterinário falou que não há necessidade de retirar ospontos que eles caem sozinhos, me responda por favor, estou muito preocupada com meu bebe. Desde já obrigada Cely.

    ResponderEliminar
  70. Olá ontem dia 18 de abril, meu Flick foi castrado, de inicio qd ele chegou estava sob o efeito da anestesia, mas depois de algumas hs levanto e foi pra caixa de xixi e fez ali todo mole, fiquei cm pena dele. Tenho duvidas quanto aos cuidados com ele, pois gosta de subir no sofá e em sua poltrona favorita pra dormir, isso prejudica sua recuperação? ele pode subir e pular do sofá? ele já comeu e bebeu água normalmente. Por favor me responda estou aflita. bjsjs

    ResponderEliminar
  71. Olá, adotei um gatinho faz um ano, o Harry foi castrado e tudo correu bem, sua recuperação foi bem rápida, após a cirurgia ficou bem quetinho e dormiu a noite toda na coberta, ele está bem grande e gordinho agora, saudável e manhoso, só não gosta muito de colo mas é bem brincalhão. Uns dez dias atrás encontramos uma gata no nosso quintal e começamos a deixar comida e água pra ela, mas como era de se esperar não aguentamos e deixamos ela entrar em casa para ser adotada, queríamos uma companhia para o Harry (outras tentativas foram falhas) e no final ele adorou ela, brincaram, correram, se estranharam um pouquinho mas nada fora do normal, uns dias depois tudo corria bem mas ela começou a sangrar, pensamos que estava no cio mas gatas não costumam sangrar assim, ainda mais por ela ser bem pequenina, levamos no vet,e descobrimos que a mocinha estava grávida mas era bem provável que os bichanos não estivessem bem formados, voltamos pra casa e marcamos a cirurgia de esterilização pro dia seguinte, ela ainda expeliu uma placenta na caixa de areia, sofreu um pouco tadinha... A cirurgia correu bem, voltou pra casa molinha, não parava quieta, o dificil é limpar os pontos, alguém sempre passa a noite com ela pois é muito serelepe e quer pular pra todos os lados...A Sissi (já tem nome agora) come demais, não deixa um grãozinho no pote, temos que regular comida, fez suas necessidades normalmente... Só fico preocupada com o Harry ele fica perseguindo ela, apesar de ele ser delicado com ela queria saber como lidar com os dois, pois é dificil, não confio em deixá-los sozinhos ainda, ela está em fase de recuperação...

    ResponderEliminar
  72. oii minha gatinha mima vai fazer cirurgia daqui um 1 ela estava sotando um pus pela vagina no começo achei que ela coisa de gato que passa rapido depois de um tempinho vir que nâo ela normal fui correndo atras de um vet de confiança dai ele me falo que ela teve gatinho um fica dentro dela e gero tudo isso mais vamos tira o utero dela da os remedios e tudo isso foi por culoa daquelas vacinas nunca mais usor e nenhum dos meus 14 gatos

    ResponderEliminar
  73. minha gata mel fez cirurgia de castraçao mas esta defecando sangue a vet disse que e normal ela nao come nada so bebe agua

    ResponderEliminar
  74. Oi, chegamos agora de tarde com 3 gatinhas castradas, 2 estão pulando já, mas uma delas ainda não reagiu. Chegou a abrir os olhinhos e tal, mas agora está com a respiração ofegante. Estou muito nervosa e a vet não atende o celular!

    ResponderEliminar
  75. Olá Denise, sou o Rui. Acontece que á 2 dias a minha Gatinha Babi de 11 anos teve de fazer uma cirurgia por causa de uns pequenos tumores mamarios que lhe apareceram no fim do ano passado, a Veterinária aconselhou logo a fazer a cirurgia de retirar a linha esquerda das mamitas e fazer a castração. A cirurgia correu bem tiveram também de retirar o útero para evitar aparecimento de outros quistos, também fez antes da cirurgia fez analises e exames para ver se havia metateses. Mas o que acontece é o seguinte estamos já no segundo dia após operação, ela come bem latinhas, a água só atraves de seringa vira a cara ao recipiente da agua (mesmo a negar) não insisto porque não quero que ela entre em Stress, ontem fez 3 vezes xixi (infelizmente na minha cama) mas a ultima vez já fez no seu caixotinho, mas hoje achei que a gatinha tem andado um pouco apática e só quer dormir, e incrivelmente anda não fez xixi. ela mexe-se mais ou menos bem um bocado chateada de andar com aquele fatinho de rede, mas já andou a tentar trepara para uma cadeira mas acabou por desistir, tem tomado bem o antibiótico o anti-inflamatório, adora um medicamento que é analgésico e para os músculos Será que é normal? ou mesmo pela idade ela demora mais tempo a recuperar o animo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui! Obrigada pela sua visita e comentário! A Babi já tem uma idade considerável, já é uma gatinha sénior e fez uma operação complicada. É normal que demore algum tempo a recuperar o ânimo, mas mantenha a vigilância no que respeita à alimentação, ingestão de água e fazer as necessidades. Ela pode ter feito xixi na sua cama por se sentir sem força para ir ao caixote de areia, mas aos poucos vai recuperando a força e voltará a ir à caixinha dela.
      Estimule a Babi a brincar com bolinhas de papel ou com o brinquedo preferido dela, mime-a a muito e dê-lhe peixe cozido ou frango cozido sem sal se ela perder o apetite. Controle a temperatura dela, se sentir que ela tem as orelhas muito quentes e o nariz seco e quente, poderá ter febre (apesar deste método não ser totalmente certo).
      Aos poucos, acredito que a Babi vai recuperar o ânimo e a boa disposição. Dê-lhe tempo e espaço sem insistir, quando ela se sentir recuperada vai voltar a ser a gatinha que era! Boa recuperação e as melhoras! Pode partilhar connosco a recuperação dela, se quiser!

      Eliminar
    2. Muito obrigado Denise pela sua ajuda :) sim ela ao poucos tem vindo a recuperar o animo, já vai ao Caixote fazer as necessidades, e a veterinária tem acompanhado a situação, só foi pena a Babi nos últimos dias andou a lamber a zona dos pontos perto da pata posterior direita e isso afectou a recuperação da zona, nesta ultima consulta a veterinária notou um certo inchaço na zona abdominal onde tinha o dreno e que acabou por unir bem a carne mas ficou um pouco inchado (pequena bolsa) ela diz que poderá ser uma reacção aos pontos internos então agora reforçou o anti-inflamatório e colocou um colar (coitadinha da Babi). Agora a minha preocupação é vigiar a gatinha a ver se não prende o colar em qualquer sitio e se aleija. Outra preocupação é o inchaço espero que aquilo seja algo passageiro e não algo mais grave. Será normal esse inchaço acontecer depois da operação?

      Eliminar
    3. Olá! Que bom que a Babi está a recuperar bem!
      É normal eles quererem lamber as feridas, na Natureza seria isso que fariam para tentar se curar, apesar de que muitas vezes fazem pior... Os gatos não costumam reagir muito bem aos colares, por isso mantenha a vigilância e tome cuidado com sítios onde ela possa ficar presa e entrar em pânico. Especial atenção à mesa e cadeiras da cozinha, que muitas vezes fazem «armadilhas» e os colares ficam encravados.
      Por vezes ocorrem uns pequenos inchaços depois de cirurgias em que haja remoção de órgãos ou pedaços de carne... É uma reação do corpo a «ir ao sítio» e a ocupar o espaço preenchido. No entanto, vigie e verifique se o inchaço vai desaparecendo aos poucos e veja se está mais duro ou mais mole do que antes! Por vezes pode ser um local onde a carne não regenerou bem. Se algo se alterar, ligue para a veterinária a descrever a situação.
      As melhoras para a Babi, fico contente que tudo esteja a correr bem!
      Muitos ronrons! =^.^=

      Eliminar
    4. Olá Denise. Meses depois de colocar estas mensagens aqui no Blog, tenho uma triste noticia para dar. A minha Bábi morreu no dia 3 de Agosto, depois de uma grande luta contra a morte e depois tudo fazermos para a salvar, ela não conseguiu resistir, ao seu mal. Morreu com uma embolia pulmonar derivada de complicações de metástase no organismo. Apesar de achar que a nível veterinário pudesse ter sido feito algo mais para a salvar, mas um problema como aquele e na idade que ela já tinha foi muito complicado, mesmo assim tentamos dar todo o carinho e comodidade enquanto estivemos a tratar nas ultimas 3 semanas. Sentimo-nos angustiados com a sua perda, a casa está muito vazia sem as nossas 2 gatinhas (sim porque perdemos 2 gatas num espaço de 8 meses). Estamos a pensar adoptar mais uma gatinha o mais breve possível.

      Eliminar
    5. Olá Denise. Meses depois de colocar estas mensagens aqui no Blog, tenho uma triste noticia para dar. A minha Bábi morreu no dia 3 de Agosto, depois de uma grande luta contra a morte e depois tudo fazermos para a salvar, ela não conseguiu resistir, ao seu mal. Morreu com uma embolia pulmonar derivada de complicações de metástase no organismo. Apesar de achar que a nível veterinário pudesse ter sido feito algo mais para a salvar, mas um problema como aquele e na idade que ela já tinha foi muito complicado, mesmo assim tentamos dar todo o carinho e comodidade enquanto estivemos a tratar nas ultimas 3 semanas. Sentimo-nos angustiados com a sua perda, a casa está muito vazia sem as nossas 2 gatinhas (sim porque perdemos 2 gatas num espaço de 8 meses). Estamos a pensar adoptar mais uma gatinha o mais breve possível.

      Eliminar
    6. Olá Rui! Fiquei imensamente triste com a notícia que partilhou connosco... Acredito que tenham feito de tudo para a salvar, mas a sua idade, juntamente com os problemas de saúde tão agressivos e as cirurgias a que foi submetida, tudo isto foi demais para a Babi. A perda de um animal de estimação pode ser algo muito angustiante, especialmente para quem os ama tanto e os trata como membros da família, como nós. Felizmente, a Babi partiu em paz, rodeada de amor e carinho, e com toda a comodidade que vos foi possível proporcionar. Lamento imenso a perda das suas duas gatinhas, mas fico feliz ao saber que pensa voltar a adoptar outra gatinha. Apesar de nenhuma gata substituir as que perdeu, a presença de uma nova bichana poderá ajudar a atenuar a dor e a sensação de vazio que existe.
      Um grande abraço, e volte a dar notícias quando quiser, nem que seja apenas para contar alguma história que queira partilhar.

      Eliminar
  76. olá adorei esse blog....parabénsss. Minha gata tem 1 ano e 3 meses e se chama princesa apelido ximinga srrs e a 3 meses teve uma cria de filhotes lindos e saudaveis...mas resolvi castra-la pq achei muito sofrimento...e ela é meio estressadinha e so gosta de mim srrs..a castarção ocorreu dia 07/05 e ela esta super bem é claro que querendo lamber o corte, mas tirando isso ta comendo fazendo xixi e coco, e brava abessa pq fiz isso com ela srrsrs normal pq ela é temperamental srsrrs...entao o veterinário falou que nao seria necessario a retiradados pontos;;;isso é normal? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pela sua visita! Fez uma ótima opção em castrar a Princesa! Por enquanto ela está brava, mas quando tudo passar e ela se esquecer, voltará ao normal. É normal não ser necessário a retirada dos pontos porque certamente o veterinário usou pontos que caem por eles ou são absorvidos pelo organismo. Não precisa se preocupar. São um tipo de pontos que se usa recentemente para não estressar os animais com a retirada dos pontos. A minha gatinha quando foi esterilizada teve de levar pontos dos normais, porque era gordinha demais e os pontos de cair não seguravam bem a sutura... rsrsrsrs
      As melhoras para a Ximinga, muitos ronrons para vocês!

      Eliminar
  77. Ola,
    A minha Mancha Negra foi esterilizada ontem (14/05/2013)por volta das 16,30h, as 20h fui vê-la, estava molinha e muito mimocas, a cirurgia correu bem, ela acordou bem, esta noite fica na clinica em internamento para descansar melhor no pos operatório, estou a morrer de saudades dela, a casa esta tao vazia :-(, daki por 7h vou busca-la e enche-la de beijokas :-))amo muito a minha gatinha pretinha.

    ResponderEliminar
  78. Boa Noite Denise... Hj castrei minha gatinha que se chama Nina e tem 2 meses e meio. Só que depois que passou o efeito da anestesia ela quer ficar brincando,pulando,subindo nas coisas como se nada tivesse acontecido. Eu e meu esposo tentamos manter ela no banheiro com as suas coisinhas mais não rolou... Pois ela ficava pulando no box para que abrissemos a porta. Foi dai que então resolvemos solta lá depois de ligar pro vet que disse que não teria problema algum desde que ela não pulasse de lugares mto altos. Gostaria de saber se esse comportamento dela é normal???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Tatiane! Tendo em conta a idade da Nina, esse comportamento é normal. Ela ainda é bebé e só quer brincar, tem muita energia e saúde, e nem se apercebeu do que lhe aconteceu! Tenham cuidado para que ela não pule de lugares muito altos porque os pontos podem rebentar! Vigiem a sutura com frequência para que nada de mau aconteça. Se a sutura abrir, terá de voltar para o vet para ser suturada novamente! De resto, se ela está bem disposta, a comer bem, a fazer as suas necessidades como normal, não há nada para preocupar!
      Obrigada pela sua visita, ronrons para a Nina!

      Eliminar
  79. Boa tarde, Denise!
    Parabens pelo Blog, é super confortante saber que podemos contar com alguém quando estamos com dúvidas com relação ao nosso Pet!
    Gostaria de saber se você sabe se é normal que o gato macho, após a castração, fique com a bolsa escrotal tão edemaciada a ponto de não parecer que os testículos foram retirados.
    Sei que pode ocorrer edema pós cirúrgico, mas não achei nada específico sobre isso na internet e fiquei preocupada!
    Tem 24 hs que ele operou, está se alimentando, andando normalmente, e até brincando..
    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Liz! Muito obrigada pela sua visita e pelas suas palavras!
      Realmente, é normal ocorrer algum edema pós cirúrgico, que deve desaparecer progressivamente com o passar dos dias. Mantenha o seu gato vigiado, especialmente quando usa a caixinha da areia. Verifique se ele sente alguma dor ou dificuldade em urinar. Veja também se o local da sutura liberta algum líquido ou sangue. Se isso acontecer, leve de imediato ao vet!
      Se ele estiver a tomar algum antibiótico e/ou anti-inflamatório, o edema deve desaparecer mais rapidamente. Tome atenção para ele não lamber excessivamente o local da sutura (algumas lambidas são normais).
      As melhoras para o seu bebé! =^.^=

      Eliminar
  80. ola estou desesperada meu gato fez uma cirurgia pq ele foi atropelado e ele teve ruptura da musculatura e do diafragma,a cirurgia foi dia 20 /11/2013 ele teve alta dia 21/11/2013 a tarde .só q desde desse dia ele não come nada só quer beber água, ja fizemos d tudo pra ele comer mas d nada adianta ta fazendo xixi mas como não come coco não fez desde q chegou. toma os medicametos na hora certinha mas comida q é bom nada...nem leite ele quer e qdo dou comida na seringa ele vomita o q faço ele tem apenas 3 meses estou muito triste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Será melhor levar o seu bebé ao veterinário... Se ele não se alimenta, vai perder força e defesas. Talvez seja melhor ele ser colocado a soro para ficar alimentado. Estamos a torcer pelo seu bebé! As melhoras!

      Eliminar
  81. Olá! Minha gatinha foi esterilizada há 10 dias.Come, bebe e faz suas necessidades normalmente. A cicatriz está seca e o vet já tirou os pontos. O problema é que ela está com as mamas inchadas, não para de chorar e está muito carente. O Vet não soube explicar o que era e ao ver que as outras pessoas que comentaram o mesmo problema neste blog não tiveram resposta sua , fiquei mais preocupada. O que faço? É sério?

    ResponderEliminar
  82. oi Denise bom dia. eu tinha uma gatinha a tonazinha, eu dei um anticoncepcional a ela, mas nao adiantou, ela ficou prenha e tava demorando muito p dar luz aos bebes, pois foi sua primeira gestação no 1º cio, levei ela em 3 lugares e em todos disseram p fazer a cesárea. na 3º clinica resolvi fazer a cesarea e a medica disse q provavelmente os bebes ja estavam mortos, fiquei muito triste mais concordei em fazer pela vida dela. pois ela é muito especial para mim. ela fez a cesarea e estavam mortos, ai a médica disse q era melhor ela ficar internada ate sarar tudo. eu concordei ela fez a cirurgia dia 23/11/13 e a medica disse que correu tudo bem. e no domingo eu fui visitar-la mas a clinica ja estava fechada. quando foi na 2º feira dia 25/11 a médica me ligou dizendo que a gata tinha fugido da clinica, eu fiquei desesperada com isso chorei, pq eu amo muito ela. ja tive varios gatos, mas como ela não , ela era diferente de todos, parecia um anjo. ela gostava muito de mim. agora não sei se ela realmente fugiu, ou se ela morreu e a médica nao quer me dizer. ja colei varios cartazes para ver se a encontro. me der sua opiniao?? :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Joseleide!
      Lamento muito pela situação da Tonazinha... A sua opção de realizar a cesárea foi a correta, para salvar a vida da gatinha.
      Custa-me a acreditar que a médica tenha mentido e que a gatinha tenha morrido, apesar de ser uma operação delicada, mas na verdade, a Tonazinha pode ter fugido quando estavam a limpar a sua jaula... Estar fechada na Clínica não é agradável para nenhum animal e ela pode ter fugido de lá para tentar voltar para casa! Os médicos estão habituados a lidar com situações de morte e de terem de informar a família, por isso não acredito que ela tenha mentido. Vamos manter a esperança que a Tonazinha vá aparecer! Continue procurando e colocando cartazes, especialmente pelo caminho de sua casa até à Clínica. Gatos têm um excelente sentido de orientação e pode ser que ela encontre o caminho! Boa sorte, estou a torcer por vocês!

      Eliminar
  83. Olá pessoal e olá Denise!
    Encontrei o blog por acaso ontem e li todas as mensagens.
    Me ajudaram bastante a me acalmar, saber tb q todos passaram ou estão passando o mesmo q eu.
    Ontem minha Preta-Pretinha foi castrada e fiquei muito assustada e preocupada com o comportamento dela, ficou muito brava, me mordeu e avançou em seus 3 filhotes q estão com 2 meses.
    Eu percebi q ela estava com muita dor, mas ela dormiu a noite inteira comigo e acordou melhorzinha, mas ainda não quis comer nada e muito menos água. Tive q tirar o "abajur" pois ela estava estressada demais e quase surtando, Ela tá muito tristinha e fica brava comigo pq não a deixo sair de casa. Sei q tudo isso vai passar e vou ter minha menina de volta. Não me arrependo de a ter castrado apesar de tudo isso e já estou me preparando fisico e psicologicamente para as próximas 3 castrações q estão por vir.
    Muito obrigada, seu texto me ajudou bastante.
    =)

    ResponderEliminar
  84. É o terceiro dia após cirurgia e minha Preta já voltou ao normal! Tá se alimentando, usando a areia, carinhosa comigo e com os filhotes.
    Foi só o susto pós operatório mesmo!
    Seu texto me esclareceu muita coisa, Denise!
    =)

    ResponderEliminar
  85. Pessoal, acabei de deixar minha Ivy na veterinária e estou com o coração na mão! Vou pegá-la as 14:00 e espero que esteja tudo bem. foi muito bom ler os posts e ver que normalmente tudo corre bem. obrigado

    ResponderEliminar
  86. Oi gente! Me identifiquei com todos os posts desse blog, que aliás, é muito bom pelas dicas da Denise!
    Mas não vi nenhum comentário como o meu, e só queria saber se é normal. Hoje é domingo, não acho minha veterinária, e como sou super preocupada resolvi escrever aqui.
    Enfim, minha gatinha (Mingau) realizou a castração segunda feira, hoje domingo, fazem 6 dias da cirurgia. Minha gata é muito brava, MUITO MESMO, por isso a vet optou por colocar a roupa cirúrgica nela, e disse que deu antibióticos com efeitos prolongados, então eu não iria mexer em absolutamente nada, apenas deixar a gata com a roupa.
    No primeiro dia foi aquele auê, tudo o que vcs falaram aqui. Só que lá pro dia 5 e 6, a roupinha dela tem manchas de sangue, parece secas, mas como não tinha antes, não sei se ela sangrou agora, ou agora que a roupa absorveu esse sangue. Ao menos, ela não consegue lamber a ferida, nem vi pontos, não consigo ver nada. Mas nos elásticos da roupa, inclusive nas perninhas de trás, tem duas falhas de pelo em cada perna, não sei se foi raspado, ou é reação a roupa. E ela ta lambendo muito essa parte. E fica bem na dobrinha da roupa, deve incomodar muito. Ela anda estranho, e prefere ficar quietinha, mas vemos q ela ta firme, come, faz necessidades, normal. Só achei que depois de aparecer essas manchas ela ta mais amuada, evitando andar. Queria saber se é normal, se pode ser reação da roupa, ou então onde a vet raspou o pelinho dela e aplicou alguma injeção e agora ta incomodando. Obrigada!

    ResponderEliminar
  87. Estou muito preocupada com minha gatinha Lica. Ela sofreu para criar. Teve o primeiro gatinho vivo; os outros dois nasceram mortos e o terceiro não saiu, por isso precisou fazer uma cesárea, onde tbm foi castrada. Levou muito tempo para voltar da anestesia. não queria comer nada, só bebia água.Sua cirurgia foi no sábado. Três dias depois, um ponto começou a inflamar. Liguei para o vet e ele mandou dar nimesulida. . Mais dois dias e o vet veio a minha casa pois liguei falando q o remédio não estava resolvendo e notei um inchaço no local, por dentro. Ele falou q estava normal, era assim mesmo; deu uma injeção de antibiótico e disse q estava "beleza". Conversei com uma amiga q disse q deveria ter colocado um colar e q poderia ser uma hérnia. Ontem um ponto abriu e tem vazado muito pus. Ela não tem demonstrado dor ou febre, só o incômodo com a situação. Tem comido pouso, bebido água e urinado normalmente. Poderia colocar uma roupinha nela? Vou ligar agora para o vet, mas gostaria de ter um outro parecer. Grata.

    ResponderEliminar
  88. Olá!
    Estou preocupada com a decisão de esterilizar minha minha Rainbow, pois moro no interior e infelizmente aqui não tem veterinários para isso tenho q ir a cidade vizinha q fica a mais ou menos 1h daqui tenho medo que o pós- operatório dê algum problema e eu tenha que sair daqui as pressas :(

    ResponderEliminar
  89. Boa noite!

    Hoje minha Mily foi castrada por volta das 9 horas e passadas quase 12 horas da cirurgia ela ainda está muito molinha... dormindo muito... embora já tenha andado cambaleando... e após colocá-la na caixinha de areia, ela urinou... no entanto ainda não bebeu água e somente lambeu o caldinho da comidinha de sachê, que ela adora...

    O veterinário receitou antibiótico e antiinflamatório para a Mily, mas pelo fato dela não estar comendo nada sólido ainda, estou com medo de tentar dar os comprimidos e ela se engasgar ou fazer mal para o estômago...

    O Mib foi castrado em outubro do ano passado, mas ele se recuperou mais rápido da anestesia e mesmo com a língua ainda paralisada, ele começou a comer... hoje ele está lindo e saudável!

    Ambos foram encontrados na rua, Mily em maio de 2013, tão pequena, que cabia na palma de minha mão e teve que tomar mamadeira e Mib em junho de 2013, um pouquinho maior e já comia ração...

    É impressionante como nos afeiçoamos a esses pequenos, eu amo meus filhotes e não vejo a hora da Mily se recuperar...

    ResponderEliminar
  90. Olá... hj levei minha gatinha de 4 meses para esterilização. Quando ela chegou em casa estavs com muita fome. Eu não queria dar muita ração pq o veterinário disse q era pra dar aos poucos pra ela não vomitar, mas não teve jeito, ela devorou tudo. Agora estou preocupada pq ela não para quieta. Ela sobe por tudo, se joga da cama no chão, fica pulando em minhas pernas quando passo por ela e brinca com o q ela acha pelo chão. É normal ela estar tão ativa assim, sendo q acabou de fazer uma cirurgia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Andrea! Cada gata tem uma reacção diferente pois cada caso é um caso. Normalmente, as gatas ficam «moles» após a cirurgia porque têm dores e ainda estão sob o efeito da anestesia. Mas a sua menina é muito jovem, talvez por isso consiga superar melhor as dores. Tenha cuidado e mantenha a menina vigiada, pois tanta actividade pode abrir os pontos!
      Tudo de bom!

      Eliminar
  91. Pessoal preciso da ajuda de vcs, estou triste, confusa, desesperada mesmo! O gatinho da minha mãe foi castrado, a veterinária disse que estava tudo bem, passou um antibiotico e uma pomada, levamos para casa e fizemos tudo que ela disse, mas ele ficou sempre deitado, não queria comer nada, davamos leite de seringa, com 6 dias fui no interior e peguei ele e trouxe para uma veterinária, ela disse que ele estava com febre alta e o saco inchado, provavemente com uma infecção, ficou internado, tomando medicação na veia, só que já faz 4 dias, a conta já está em 1.000,00 não vejo melhora, agora abriu um buraco bem grande proximo do pinto dele, está só deitado, tomando soro e medicação na veia, não tem nenhuma reação e a veterinária não dá nenhuma pespectiva, mim ajudem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lena! Lamento imenso pelo gatinho da sua mãe... Realmente ele apresenta sinais de infecção... Não é muito habitual acontecer, a castração é uma cirurgia comum e que não costuma ter sequelas... O buraco que abriu é o corpo a tentar combater a infecção e tem de cicatrizar de dentro para fora, ou seja, não deve poder levar pontos, a não ser que se coloque um dreno. Tem de continuar a tomar antibióticos para conseguir combater a infecção e soro para se manter hidratado e alimentado. Assim que ele começar a ter reação terá de colocar o colar isabelino para não lamber a ferida, pois poderá deixar micróbios presentes na língua.
      Espero que o gatinho melhore rapidamente!
      Muita força!

      Eliminar
    2. Meu gatinho está bem melhor, já vou leva-lo para casa amanhã, queria orientação de como fazer a assepsia no buraco, pois a veterinária lava até por dentro, é realmente necessário?

      Eliminar
    3. Oi Lena! Que bom que o seu gatinho está melhor!!
      A assepsia tem de ser feita em todo o local da ferida para não correr o risco de voltar a infectar. Por favor, peça à veterinária que lhe explique detalhadamente como fazer a assepsia pois é um procedimento que deverá continuar da mesma forma que já está a ser feito. Para além do mais, é difícil explicar por escrito, é bem melhor se puder ver a veterinária a fazer para aprender da melhor forma.
      As melhoras para o seu gatinho! Fico feliz por saber que ele está a recuperar!

      Eliminar
  92. Olá Pessoal. Tenho 2 gatos já castrados e uma gata que foi castrada ontem de manha. No final do dia fui busca-la ão hospital e ela começou logo a comer, coitada deveria estar esfomeada. Infelizmente não os consigo deixar juntos os três, normalmente quando um vai ao Vet, ao voltar para casa começam a bufar mas depois passa, mas desta vez pareçe um bufar (menos meigo). Num caso normal eu deixaria-os ficarem juntos, mas como ela foi operada e tem os pontos e o funil (por isso devem estranhar mais ainda) prefiro mante-los separados pelo menos nos primeiros dias. Tal como mencionado em comentários anteriores ao chegar a casa elá tirou logo o funil e levei algum tempo a coloca-lo novamente pois tinha medo de poder mago-la. Depois ainda começou a sangrar e fiquei em panico claro. Entretanto o sangrar parou e ela teve a dormir comigo a noite toda (quer dizer não foi bem dormir porque foi mais o tempo que estive acordado para ver se estava tudo bem). Hoje durante o dia ja comeu e bebeu normalmente, contudo já passaram mais de 24 horas desde que ela esta em casa e ainda não fez coco. Alguem sabe se é normal depois da operaçao as gatas nao fazerem logo coco (deve doer porque terão de fazer força tb na zona da operaçao!?), quantos dias será normal não fazerem depois de uma operação destas? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vasco! Fez bem em mantê-los separados, já que os cheiros diferentes da clínica, de desinfectantes e medicamentos é bastante agressiva para os olfactos apurados dos nossos felinos e pode desencadear comportamentos menos simpáticos. Mais um dia ou dois e as «bufices» acabam por ir passando. Como entendo a sua preocupação e a noite mal dormida... comigo acontece sempre isso! Em relação à sua preocupação, realmente é como diz, custa mais a fazer cocó porque elas têm de fazer força exactamente na zona da operação. Para ajudar no processo, dê-lhe comida húmida, que ajuda as fezes a serem mais moles e mais fáceis de sair. Ao fim do 3º dia já deve ter evacuado. Se ainda não o tiver feito, ligue para a clínica a relatar esse facto para ver se o veterinário acha necessário dar um laxante ou um clister. Mas insista na comida húmida, com bastante molho de preferência. As melhoras para a sua menina e obrigada pela sua visita!

      Eliminar
    2. Olá Denise!
      Estou muito procurada com a cicatrização da esterilização da minha gata Lolo, de 7 meses. Nos primeiros dias foi tudo bem, os pontos estavam sequinhos, mas no 7° dia percebi estar rompido, com pus amarelo, apesar de ela não demostrar dores. Acho q os pontos romperam pq ela é muito ativa e brincalhona (brinca com minha outra gatinha). Então resolvi fazer um curativo q antes não tinha, e troquei o antisséptico povedine por rifocina. Será q isso é fará ela melhorar, ou preciso leva lá a um vet? Não sei oq fz...
      Agradeço desde já sua atenção!

      Eliminar
  93. Olá Denise, seu blog me ajudou e está me ajudando muito! Minh gatinha Lizzy tem 5 meses e foi castrada hoje pela manhã, ela voltou bem molinha e com muita fome, já chegou comendo. Não sabia se isso era bom ou ruim, mas logo após ela teve ancia de vômito, mas não chegou a vomitar. A veterinaria disse q ela ficaria brava e arisca, mas muito pelo contrário, minha bebezinha está carinhosa como sempre, só quer ficar perto de mim pra se sentir protegida, agora ela está aqui do meu lado dormindo, mas ela está assim, dorme e acorda, e quer descer da cama, e começa a andar pra trás, cambaleando. Ela chegou à gritar de dor, mas agora está mais calma. Só vou poder comprar os remédios amanhã, pois já é tarde e não encontro nada aberto. Enfim, acho interessante dar um depoimento aqui, pois pode ajudar alguém que está na mesma situação, e queiram saber se é normal. :) rons rons pra vc De! Mayara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu depoimento! É sempre importante conhecer as mais diversas situações.
      Desejo as rápidas melhoras para a sua menina Lizzy!

      Eliminar
  94. Olá Denise!
    Estou muito procurada com a cicatrização da esterilização da minha gata Lolo, de 7 meses. Nos primeiros dias foi tudo bem, os pontos estavam sequinhos, mas no 7° dia percebi estar rompido, com pus amarelo, apesar de ela não demostrar dores. Acho q os pontos romperam pq ela é muito ativa e brincalhona (brinca com minha outra gatinha). Então resolvi fazer um curativo q antes não tinha, e troquei o antisséptico povedine por rifocina. Será q isso é fará ela melhorar, ou preciso leva lá a um vet? Não sei oq fz...
    Agradeço desde já sua atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já passaram uns dias desde que enviou a sua mensagem, lamento não ter podido responder mais cedo... Como está a sua menina? Espero que esteja tudo bem agora!
      Para qualquer mensagem mais urgente, por favor utilize o e-mail curiosidadesfelinas@gmail.com.
      Obrigada e tudo de bom para a sua Lolo!

      Eliminar

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers