Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Raças - Abissínio

Imagem retirada de: arcadenoe.sapo.pt
As origens desta raça tornaram-se difíceis de determinar com a passagem do tempo. No entanto, por serem muito semelhantes aos gatos pintados nos templos de Nubia, no Egipto, acredita-se que o Abissínio descenda dos gatos sagrados do Antigo Egipto, do qual a antiga Abissínia (Etiópia) é próxima.
A Inglaterra é considerada o berço da raça, tendo esta resultado do cruzamento entre exemplares trazidos inicialmente da Etiópia em 1868 por soldados Britânicos, com outros gatos Ingleses vermelhos, prata e tigrados. Esta raça foi oficialmente reconhecida na Inglaterra em 1882.
O primeiro Abissínio a ser importado da Inglaterra para a América do Norte, chegou por volta de 1900. Somente por volta de 1930 é que Abissínios de boa qualidade foram exportados para os Estados Unidos, formando a Associação de Criadores da Raça Abissínio.
Imagem retirada de: dailypets.co.uk
Características:

O seu corpo é esguio e musculoso, de tamanho médio. São muito ágeis e activos e são óptimos caçadores, necessitando de actividade física regular. Se viverem no interior, devem ter à disposição brinquedos e desafios para se distraírem, pois são muito brincalhões e curiosos. Interagem bem com outros animais e adaptam-se bem às pessoas, sendo muito dóceis. Aprendem com muita facilidade, pois são curiosos e inteligentes. Gostam muito de água.
Têm a cabeça de forma triangular mas de contornos arredondados. Possuem orelhas grandes, ligeiramente ponteagudas. Têm olhos grandes, amendoados, de cor verde, cobre ou amarelado. Têm patas compridas e esguias e uma cauda comprida, mais grossa na base.
A sua pelagem é macia, densa e curta e com duas ou três estrias pretas ou castanho-escuras sobre uma cor base castanho-avermelhada, damasco ou cor-de-laranja. Existem algumas variantes como o ruddy (ocre e preto), sorrel (mistura de vermelho e cor de laranja intenso) e o azul, contudo estas ainda se encontram em fase de aprovação.
Os filhotes nascem laranja-escuros com manchas pretas ou quase preto. As cores começam a surgir na 6ª semana e podem finalizar só aos 6 meses ou mais.
A sua esperança média de vida ronda os 12 anos e costumam ter entre 3 a 4 filhotes.
Os Abissínios não dão muito trabalho, sendo apenas necessário escovar o seu pelo com alguma regularidade para que este se mantenha bonito e lustroso.
Imagem retirada de: arcadenoe.sapo.pt

1 comentário:

  1. Olá!!
    O selo do seu blog que eu coloquei lá no Felinosofia está direcionando direto pra cá.
    Beijo grande e parabéns pelo blog maravilhoso pros nossos bichanos e pra nós gateiros!!!!

    ResponderEliminar

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers