Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Linguagem corporal dos Gatos

O gato é um animal muito expressivo, mas não tanto pelo focinho, como o cão.
Enquanto que no cão é possível apercebermo-nos do seu estado de espírito pelas expressões do focinho, como a língua de fora ou a posição das orelhas, no gato deveremos estar atentos a toda uma linguagem corporal, que nos dará pistas sobre o que se passa no coração e mente do bichano.
Imagem retirada do site: revistagalileu.globo.com
1 - Balançar a cauda - Ao balançar a cauda, o gato não está a demonstrar alegria. Muito pelo contrário. Significa que está incomodado com alguma coisa ou a preparar-se para atacar. Com o olhar fixo demonstra atenção ou concentração.

2 - Massajar - O gato pressiona superfícies e movimenta as patas. Geralmente, demonstra satisfação e contentamento. Os filhotes fazem isso enquanto mamam e os adultos costumam fazê-lo quando estão a brincar com as suas presas, por exemplo.

3 - Rolar - Indica que o gato não vai atacar e pode manifestar submissão, embora a submissão felina indique mais afeição do que obediência. As fêmeas com o cio costumam rolar em frente aos machos que gostam para os atraír.

4 - Esfregar-se - Expressa afeição e demarcação de território. Ao esfregar-se contra pessoas e objectos, o gato liberta o seu odor através de glândulas odoríferas, marcando dessa forma o local onde ele se esfrega como sendo seu.

5 - Movimentar as orelhas - A posição das orelhas exprime a vontade de participar em determinadas situações. Altas e viradas para o acontecimento indicam interesse. Baixas e viradas para o lado oposto do acontecimento indicam indiferença. Constantemente em movimento demonstram alerta e confusão. Completamente dobradas para trás indicam que está assustado e chateado.

6 - Miar - Há dezenas de miados que variam de acordo com a situação ou intenção. Os mais longos e crescentes costumam indicar felicidade e pedido de atenção. Os mais agudos e estridentes podem indicar medo, podem ser um aviso ou alerta.

7 - Ronronar - Quando acariciados, os gatos ronronam para demonstrar satisfação e prazer. Os gatinhos bebés ronronam quando estão a mamar ou a ser lavados pelas suas mamãs. Muito ocasionalmente, os adultos também podem ronronar quando sentem dor, como forma de a tentar aliviar, uma vez que o ronronar está associado ao prazer e bem-estar.

8 - Morder - Serve para mostrar afecto, brincar ou agredir. A que indica afecto (vide Mordidas de Amor) costuma ser a mais delicada e ocorre quando o gato recebe carinho ou sente prazer com a companhia. A que demonstra agressão pode ser muito violenta, pois o gato possui dentes muito fortes e afiados.

Imagem retirada do site: osorrisodogato.wordpress.com

1 comentário:

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers