Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Distinguir o sexo dos gatinhos bebés

Distinguir o sexo de um gatinho bebé nem sempre é fácil, especialmente se não tivermos qualquer ponto de referência. No entanto, há algumas diferenças entre os machos e as fêmeas, mesmo recém nascidos, que podem ajudar a distinguir o sexo dos gatinhos.
Observando os órgãos genitais destes gatinhos bebés com cerca de 3 semanas de idade, podemos visualizar as diferenças:
Esta imagem corresponde a um gatinho bebé macho. Na imagem, é possível visualizar o escroto, onde se localizam os testículos, logo abaixo do ânus. Nesta idade, ainda não se encontram desenvolvidos. O espaço entre o ânus e o pénis é significativamente maior que entre o ânus a e vulva nas fêmeas. Por norma, o feitio do orifício do pénis assemelha-se a um ponto.

Esta imagem corresponde a uma gatinha bebé fêmea. Como podemos observar, o espaço entre o ânus e a vulva é bastante mais pequeno do que o espaço que observamos no macho. Por norma, o feitio do orifício da vulva é mais comprido e assemelha-se a um tracinho, ou a uma vírgula.

Ocasionalmente, a cor da pelagem pode dar indicações sobre o sexo do gato.
Os animais com 3 cores (preto, branco e laranja), denominados tartarugas tricolores, são quase sempre fêmeas (99% dos casos).
Por outro lado, os gatos amarelos são maioritariamente machos. Apesar disso, existe a probabilidade de serem fêmeas, não sendo este o melhor método para distinguir o sexo dos gatos.

71 comentários:

  1. Obrigado! Essa informação sobre o sexo dos gatos foi bastante útil. Estava tentando entender o sexo do meu gatinho. E é macho! rs

    abs

    ResponderEliminar
  2. Olá! Que bom que essa informação ajudou a distinguir o sexo do seu gatinho! Não se esqueça de partilhar connosco o nome que lhe deu e algumas das suas aventuras! Muitos ronrons!

    ResponderEliminar
  3. SE NÃO FOSSE VC EU NÃO SABERIA O SEXO DA BIXANO Q SALVEI NA RUA... OBRIGADA..ÉÉÉÉÉÉ´MACHINHOOO E SE CHAMA LUCAS. RS BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também passei por isso, hoje sei que é macho e achei na rua no meio da chuva em um mato e com fome ...

      Eliminar
  4. Oi Luciane! Que bom saber que ajudei!! É esse o meu propósito ao criar este blog. Espero poder ajudar muita mais gente! Muitas felicidades para o Lucas e para si! Qualquer dúvida que tenha pode contactar! Partilhe connosco as histórias do Lucas! :)

    ResponderEliminar
  5. PODE DEIXAR Q LOGO POSTO AS AVENTURAS DE LUCAS !! RS ELE É CHEIO DE DISPOSIÇÃO..MUITO DOIDINHO, E QDO SE JUNTA C A IRMÃ ADOTIVA DELE,A BAGUNÇA TA PRONTA..KK ACHO Q O ACHEI COM UMA SEMANA E MEIA RS PARECIA UM RATINHO..RS HJ DEVE ESTAR COM 1 MES..E ESSES DIAS COLOQUEI UM ESPELHO PARA VER A REAÇÃO DELE..KK NOSSAAAA ! PERECIA Q ELE TINHA ENCONTRADO O PIOR DE SEU INIMIGOS..SE ARREPIOU TODINHO..SE ENCURVOU E ROSNOU ALTO OLHANDO PARA ELE MSM..KKK FOI MUITO ENGRAÇADO .. ELE FICOU QSE MEIA HORA NESSA BRIGA C ELE MSM KKKKK 1000 BJS E OBRIGADA!! AHH! QDO EU NÃO SABIA Q ERA MACHO O LUCAS SE CHAMAVA ISSBELLE( BELINHA) KKK

    ResponderEliminar
  6. Boas!

    Gostaríamos de pedir um favor, que seria a sua opinião ou ajuda acerca do sexo de dois gatinhos que adquirimos recentemente. Fomos ao vet e dizem que têm cerca de 3 semanas. Contudo, o antigo dono garantiu-nos que eram machos, mas a veterinária disse que eram fêmeas :/...

    Agora estamos na dúvida. É possível mandar-lhe um mail com as fotos do 'sexo' dos gatinhos para nos responder? :)

    Obrigado, David e Joana

    ResponderEliminar
  7. Olá David e Joana! Claro que vos posso ajudar! Por favor enviem-me as fotos do 'sexo' dos gatinhos que eu tento verificar se são meninos ou meninas! Enviem as fotos para curiosidadesfelinas@gmail.com, se possível com boa qualidade e numa posição favorável! :)
    Responderei assim que receber as fotos!

    ResponderEliminar
  8. Denise, muito obrigada! este blog me ajudou bastante pq minha gatinha "Penelope" teve 3 gatinhos e eu não estava conseguindo identificar o sexo deles, finalmente tive certeza que são machinhos, agora é só procurar um lar pra eles,pq jogar fora,jamais!sou totalmente contra!um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Olá parabéns pelo blog muito bom
    eu amooo gato esse post me ajudou bastante em relação ao sexo do meu gatinho q é ainda um filhotinhoo obrigada
    bjo

    ResponderEliminar
  10. Adorei o blog, ajudou me imenso. Há um mes recebi um gato (que em principio era gata) e a gata duma amiga minha teve uma ninhada ha dois meses e ontem trouxe me (a gata). Toda a gente dizia que era uma femea, a avo dela, a mae, a minha irma e a minha mae dizia que eram os dois machos. Mas graças ao blog descubri que o gato siames e mesmo uma femea e que o gato persa afinal e macho. Em principio vao se chamar Luna e Garfield ou Mel e Garfield. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Maria do Socorro, Josiane e Anónimo, muito obrigada por visitarem o blog! Fico muito feliz por ter ajudado de alguma forma, é esse mesmo o meu objectivo ao criar este blog! Desejo muitas felicidades para os vossos gatinhos e espero poder continuar a ajudar! Qualquer dúvida que tenham, podem contar comigo para tentar ajudar! Um beijinho enorme e muitos ronrons para vocês!

    ResponderEliminar
  12. (: Obrigada, este blog está me a ajudar a saber o 'sexo' do meu novo gatinho. Ja tinha um , e é macho, mas já tem um ano e sete meses ! (:
    Este novo tem 4 mesinhos. *-*

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana! Obrigada por visitar o blog! Ainda bem que ajudou a saber o sexo do seu novo gatinho! Se quiser, partilhe connosco a história de como os seus gatos se tornaram parte da família, envie fotos ou partilhe uma história engraçada deles. Farei muito gosto em publicar! Envie para curiosidadesfelinas@gmail.com. Beijinhos e ronrons para todos!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada!!! Dei um gato pra uma amiga e quem me vendeu falou que era femea, mas sempre desconfiei que era macho e agora tenho certeza!!! rss...pena que o bicho ficou sendo tratado como femea com direito a lacinhos todo esse tempo...!!

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigada! estava com muitas duvidas, agora já sei que é gatinha, e vai chamar-se MILK ! rs

    ResponderEliminar
  16. Obrigada! Essas fotos foram de grande ajuda! Passei um mês achando que todos meus filhotes eram fêmeas, e são machos! :D

    ResponderEliminar
  17. O meu não da mesmo pra saber se é gata ou gato, já que no lugar mostrado na foto o meu e preto enbaixo e branco em cima

    ResponderEliminar
  18. Olá Denise, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog, eu amo gatos e recentemente encontrei um filhotinho na rua e ainda estou em duvida se é femea ou macho, se eu lhe enviar uma foto da por enquanto Lola, será que vc poderia me ajudar a identificar o sexo? Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  19. Oi Giseli, muito obrigada por visitar o blog, espero que seja muito util! Claro que pode mandar uma foto da "Lola", se estiver bem visivel, certamente poderei ajudar. Aguardo a foto para tentar ajudar. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Olá Denise acabo de enviar as fotos pra o e-mail:
    curiosidadesfelinas@gmail.com, espero que vc possa me ajudar, desde já agradecida pela sua atenção e disposição.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  21. O único tipo que ainda não tive foi o "amarelão". Quero ter um, mas não agora.

    ResponderEliminar
  22. Valeu pela ajuda , meu filho achou um gato na rua e nao sabiamos se era macho ou femea , mas agora sabemos , e vamos mudar o nome

    ResponderEliminar
  23. Valeu pela ajuda...agora vou saber distinguir se meu gatinhos são machos ou femeas.A um ano +ou- deixaram um gatinho na minha casa e eu achava que era macho,até nome de macho dei a ele...e para minha surpresa um tempo depois o "gato" me aparece prenho.Não era gato era uma gata, agora tenho em casa 9 gatos. São lindos..amo eles.

    ResponderEliminar
  24. Oi xará! Obrigada pela dica, foi super útil. Agora tenho certeza que meu gatinho é macho e o nome dele é Jorn (J tem som de i)... hehehehehe MUITO OBRIGADA!!! Bjssssss e miaus!

    =^.^=

    ResponderEliminar
  25. sou doida com gatos mais nunca tive um :/

    ResponderEliminar
  26. Parabéns adorei seu blog! Encontrei um gatinho na rua,só que ainda não o peguei, não tive oportunidade, mais assim que pegalo vou usar seu método e depois te digo se deu certo obrigado.

    ResponderEliminar
  27. Essa informação foi muito importante pois até os cinco meses achava que meu gato era femea e descobri que é macho visualizando a foto dos gatinhos. Obrigada pela informação.

    ResponderEliminar
  28. Depois de 3 semanas com um gatinho que apareceu aqui em casa, graças a esse artigo e as fotos, descobri o sexo. Achava que era fêmea! Mas é machinho. Nunca tive gatos, não entendo nada de felinos (ainda). Agora vou estudar mais sobre esses bichanos lindos e continuar cuidando dele com muito amor e carinho.

    ResponderEliminar
  29. EU GOSTARIA DE AGRADECER PELAS FOTOS,POIS RESGATEI UM GATINHO NA RUA E NÃO SABIA SE ERA MACHO OU FEMÊA E ENTÃO FIQUEI CHAMANDO DE PEQUENO MAIS AGORA JÁ SEI QUE É MENINA E VOU CHAMAR DE BRENDA.
    OBRIGADA PELA AJUDA

    ResponderEliminar
  30. oi, adorei o blog. apareceu uma gata aqui em casa e deu cria 3 bbs , quando tinham 28 dias a gata sumiu me deixando os bbs, fiz todos os procedimentos necessário e graças a Deus estão todos bem. e hoje pude ter certeza que são 3 machos, até então eu achava que uma era fêmea . obrigado e parabens pelo blog

    ResponderEliminar
  31. Olá, adorei as informações do Blog me ajudou muito. Encontrei a duas semanas um gatinho abandonado, ele era tão novinho que ao andar bambeava as perninhas, agora ele está forte e muito brincalhão. Eu tinha esta dúvida sobre o sexo do gatinho, só que agora eu sei que é macho. Se fosse uma menina teria o mesmo amor só que com mais cuidado, pois onde mora tem muitos gatos de telhado. Obrigada e parabéns.

    ResponderEliminar
  32. Olá, tenho uma gata igualzinha a esta tricolor, gostaria de saber raça, pois ela foi resgata e adotada por mim via APA. Nenhum veterinário sabe me dizer a raça, acredita?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  33. muito obrigada foi-me muito util porque descobri que a minha gatinha de 2 semanas era femea!

    ResponderEliminar
  34. Eu ganhei um gatinho (a) e eu não sabia se era menino ou menina e minha mãe, meu irmão e eu meio que pensamos que era menina e demos o nome de Amora e eu enchi de lacinho cor de rosa nela (e) e até criei uma página no facebook com nome de mulher (Amora) e entramos na questão e ficamos na dúvida até que chegamos nessa página e pegamos nela (e) que já tem mais de 3 semanas e vimos que era UM GATINHO!!!! que vergonha '-' até página no facebook tem KKKKKKKKKKKKKKKKK tadinho dele... É gay... Com monte de lacinho cor de rosa no pescoço... Eu e minha mãe demos muita risadas do nosso erro KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK mas ainda estamos na dúvida e eu queria saber depois de quantas semanas após nascer ou perto de tantas semanas a gatinha menstrua porque daí colocamos um apelido nela (e)e esperamos até esse dia pra ver se realmente é menino ou menina. Bom, obrigada se me responder e também obrigada por ter criado essa página aushaushuash foi um pouco mais fácil de ver se é menino ou menina, apesar da dúvida continuar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Tanto os machos como as fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 6 meses de idade, se for menino, você conseguirá notar os testículos a aumentar de volume. No entanto, não precisa esperar até essa altura para ver se é menino ou menina... Se quiser, tire uma foto do traseirinho do felino e mande para curiosidadesfelinas@gmail.com e eu tento dizer a certeza do sexo.
      Obrigada pela visita e pelo contacto, fico a aguardar notícias!

      Eliminar
    2. Bom... Meu gatinho já está com 5/6 meses (ainda não perguntei para a mulher que me deu ele quando que ele nasceu) e eu dei para ele uma porca de pelúcia e, bom... acho que você já imagina o que ele faz com ela .-.

      Eliminar
  35. No caso o gato mostrado nas imagens tem mais tempo de vida do meu q recem nasceu, ainda tenho duvidas teria como postar uma imagem de um gato recem nascido com base de 1 semana a 2 semanas de vida, se puder ajudaria muito.

    ResponderEliminar
  36. Denise, gostei muito do seu blog, lhe enviei um email com a foto do meu gatinho que tem 8 meses, não sabemos ao certo se é macho ou fêmea, entre o anus e a genitália, tem creio q um testículo, não sei, mas para ser macho não deveria ter 2? ou é pq é novo ainda?
    obrigada.

    ResponderEliminar
  37. Só tenho á agradecer por ter tirado minha dúvida !! Adotei uma gatinha que na verdade é um GATINHO kkk. Me passaram como fêmea, dei nome, comprei tudo rosa ,e já tem quase 3 meses. Reparei esses dias um certo " volume", mas sou totalmente leiga nisso, pesquisei e achei seu blog, enviei fotos por e-mail pois já estava crescidinho e obtive minha resposta por você e com ela uma revelação, é macho ! Pois é, agora é trocar tudo rs , muito obrigada, pois facilitou demais, ainda estou meio em choque pelo costume com o nome KKKKK mas vai passar ! Valeu :)

    ResponderEliminar
  38. Fotos muito úteis, obrigada.

    ResponderEliminar
  39. Descobri hoje, pelo veterinário, depois de seis meses com o bichinho, que não era o que eu pensava. Demos até o nome de Mila, e ele parecia muito uma gatinha. Fiquei desiludida rs descubram o mais cedo que puderem! (:

    ResponderEliminar
  40. OLá,tbem quero agradecer pelas fotos,meu filho e futura norinha,acharam na rua uma gatinha,filhotinho ainda,Deram o nome de Megue,hoje brincando com ela fiquei em duvida,vim na net pesquisar,por sorte achei seu blog.rsrsrsr....descobri q ela é ele,agora esperar eles chegarem pra dar a noticia...Obrigada.

    ResponderEliminar
  41. ola!
    A minha gatinha Mel deu a luz a 3 gatinhos brancos assim como ela a exatamente 2 semanas e 5 dias.
    percebi que um deles e mais branquinho do que os outros 2 e esse branquinho tem a cabecinha mais larga do que os outros,desconfio que esse e o macho.
    Tem como saber o sexo atraves dessas informaçoes?

    ResponderEliminar
  42. Eu acho linda gatinha de três cores! eu quero uma1
    #lovecats!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo lindas! Contacte uma associação da sua cidade, quem sabe eles terão alguma para adoção!
      Boa sorte!

      Eliminar
  43. Oi gente... Tava dando uma olhada por ai porque minha gata Livia de 10 meses esta para dar cria, ela é uma tres pelos ( de tres cores) e esta virada numa bolinha.... kkkkkkkkk Creio que logo terei pelo menos tres gatinhos por aqui.... E estava preocupada em como diferenciar, agora ja sei... Obrigada e parabens pelo blog!!!!

    ResponderEliminar
  44. Obrigada, pelo menos agora sei q a gatinha q ganhei pra fazer companhia pro meu gato é na verdade um gatinho....rs

    ResponderEliminar
  45. Olá...tenho um gato macho tricolor...gostria de saber se vcs tem alguma informação pra me passar sobre isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não sei que tipo de informações procura, mas se quiser, envie mail para curiosidadesfelinas@gmail.com com a foto do seu menino e eu posso tentar enviar alguma matéria para si! Terei todo o gosto em responder!

      Eliminar
  46. EU ACHO QUE O MEU É MACHO... TA COM 4 MESES MAS EU N TENHO CERTEZA DO SEXO... COMO FAÇO P ENVIAR UMA FOTO P VCS DAREM UMA OLHADA? POR FAVOR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Pode enviar fotos para o mail curiosidadesfelinas@gmail.com que eu responderei logo que possível!
      Fico a aguardar! =^.^=

      Eliminar
  47. Olá, já tive historia parecida, um gatinho foi abandonado em casa pela sua mãe e era branquinho, primeira impresão foi femea e coloquei o nome de mimi, o engraçado q cheguei a pensar que ela estaria de cria, mas depois de uns 3 a 4 meses meu pai resolveu conferir novamente porque achou estranho suas atitudes e la estava a mimi virou o mimi kk... tadinhoo por isso q ele ficava nervoso qndo eu falava q estava de cria, kkk ele era gordinho mesmo... kkkk

    ResponderEliminar
  48. Oi nasceram gatinhos/as ou ontem ou hoje era possível fazer a distinção entre eles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro! Sim, é sempre possível fazer a distinção do sexo dos gatinhos, mesmo sendo recém nascidos. Claro que é mais fácil para olhos treinados, mas pode mandar uma foto com boa qualidade para o mail curiosidadesfelinas@gmail.com que eu posso tentar ajudar!
      Recém nascidos são tão fofinhos, não são? <3

      Eliminar
  49. TEMOS DOIS GATOS AQUI E DESCUBRIMOS GRAÇAS A ESTE EMAIL.OBRIGADA

    ResponderEliminar
  50. Boa noite

    nossa so tenho a agradecer ganhei um gatinho e estava comduvida sobre sexo dele e agora tenho certeza que é um macho,o nome dele é FERB

    BJOOOS E OBRIGADA

    ResponderEliminar
  51. Achei um gatinho na rua, num dia de muita chuva aqui no RJ e levei pra casa. Consegui uma pessoa pra ficar com ele mas eu e o marido nos apegamos muito e não conseguimos doar. Demos nome de menina, compramos caminha e brinquedos cor-de-rosa mas estamos achando que é menino. Posso te mandar 2 fotos pra ver se consegue nos ajudar a ter certeza do sexo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Raquel! Claro que pode mandar as fotos! Mande da parte traseira do gatinho, de preferência com boa qualidade, e eu tento ajudar. Fico tão feliz de cada vez que alguém adota um gatinho resgatado da rua! Parabéns pela sua boa ação! Muitos ronrons!

      Eliminar
  52. Minha gata teve 4 filhotes, na verdade 5, um faleceu, já tem 2 meses e até hoje nao sei o sexo deles. Me ajude, após seu post tenho uma noção mas queria ter certeza, posso te enviar as fotos tambem? Se sim qual seu email? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Patrícia! Claro que posso tentar ajudar! Envie fotos da parte genital dos gatinhos com boa qualidade, bem visíveis, e eu enviarei resposta com a minha opinião. Pode enviar mail para curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

      Eliminar
  53. Olá, estou super em duvidas a gora a respeito do sexo do meu felino, desde que ele chegou aqui fui logo a procura de saber como descobrir o sexo e encontrei esse método concluindo que seria uma macho, e agradeço a vcs por isso, agora ele está maiorzinho um adolescente, mas notei que os testículos dele não desenvolvem! o que me deixou encucado se seria uma fêmea!!! já devia estar querendo namorar umas gatinhas rsrs mas até agora nem se interessa em colocar a cara pra fora rsrsrs. estava olhando dinovo o local do genital dele e não consigo distinguir mais, tem dois pontos horizontais que acho ser os testículos mas são minúsculos, tenho minhas duvidas se já tenha sido castrado, mas o encontramos na rua e muito novinho. então, Denise Santos poderia me ajudar? tem alguma ideia pela minha descrição do que meu gatinho realmente seja? fico grato..

    Ah! e o nome dele é Gapía! rsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Jadson! Os gatos entram na maturidade sexual por volta dos 6 meses de idade, alguns um pouco mais tarde. Uma vez que não tem a certeza da idade do Gapía, pode mandar-me uma foto dos genitais dele, com boa qualidade, e eu tento dizer o sexo com mais exatidão. Envie para o mail curiosidadesfelinas@gmail.com e eu lhe responderei o mais brevemente possível.
      Muitos ronrons! =^.^=

      Eliminar
    2. Tenho uma grande missão, descobri os sexo de onze gatinho, q precisão com urgência de um lar ,mas acho q não é possível, eles só tem uns 10 dias de vida!!!

      Eliminar
  54. Agora sim,posso comemorar atráves daqui descobrir que é uma linda fêmea até já coloquei o nome dela é PERÓLA, Não é um nome lindo gente obrigado pela ajuda..thauuu...

    ResponderEliminar
  55. Oi! Você pode me ajudar? Mesmo com as fotos do post, ainda não sei se meu gato é macho ou fêmea! Posso mandar fotos para obter ajuda? Se sim, por onde? Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Sim, claro! Pode enviar fotos das partes genitais do gatinho com boa qualidade para curiosidadesfelinas@gmail.com e eu responderei assim que possível!
      Obrigada pelo contacto!

      Eliminar
  56. bastante mais pequeno é foda.... kkkkkkkk
    valeu a informação!

    ResponderEliminar
  57. Oi muuiiitooo obg!
    se n fosse vc eu ia continuar achando q meu gato era fêmea mill beijos
    aa o nome dele è kitty
    meu nome è natàlia e eu tenho 12 anos

    ResponderEliminar
  58. Meu gato era tratado como fêmea e agora a veterinária falou que é macho gostaria de saber se mimi é nome para ambos os sexos obrigada

    ResponderEliminar
  59. brigadu, vou adotar mais uma gata, e gostaria de saber identificar, ajudou muito principalmente com as fotos.

    ResponderEliminar

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers