Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




sexta-feira, 27 de agosto de 2010

As unhas dos gatos

Imagem retirada de: britannica.com
As unhas dos gatos são uma das suas ferramentas mais importantes. O gato usa-as diariamente para praticamente tudo ao longo da sua vida: trepar, capturar presas, defender-se, correr, andar, marcar território, libertar-se do stress e exercitar-se. As suas unhas são retrácteis.

Imagem retirada de:
Guia Essencial Gatos, Bruce Fogle
Os humanos devem aprender a compreender e respeitar as unhas dos gatos como parte da sua natureza.
Os gatos não são maus nem têm intenção de destruir quando afiam as garras nos sofás ou cortinados lá de casa. O que eles estão a fazer é manter as suas unhas afiadas para as necessidades do dia-a-dia, tal como nós o fazemos quando limamos ou aparamos as nossas próprias unhas. Para além disso, outra das razões que os leva a arranhar alguns objectos é a marcação do seu território, o que conseguem espalhando o seu cheiro através das glândulas existentes nas patas.
Lasca de unha
Quando os gatos afiam as suas unhas, libertam as camadas superiores das unhas, já gastas, que normalmente podemos encontrar junto dos sofás ou tapetes. Têm o feitio da unha ou de lascas de unha, normalmente transparentes.
Ao afiar as unhas, o gato está também a exercitar-se, fortalecendo os músculos das patas anteriores e dos ombros, bem como das costas.
Ao gritar com ele para que não afie as suas unhas, estará a confundi-lo, uma vez que é um comportamento normal da sua natureza. É necessário educar o gato caseiro a afiar as unhas no local certo e tomar algumas medidas preventivas. No entanto, se o seu gato anda no exterior, lembre-se de que lhe estará a retirar formas importantes de defesa.

O que fazer?

Para evitar puxões nas cortinas ou rasgões nos sofás, há algumas medidas preventivas que pode adoptar, satisfatórias tanto para si como para o seu bichano.


Pode optar por cortar as unhas do seu gato. Cortar as unhas não vai fazer com que ele deixe de as tentar afiar, mas sim fazer com que os estragos não sejam tantos. Não vai conseguir fazer puxões ou rasgões, nem magoar quando anda a brincar. Pode aparar-lhe as unhas em casa ou, se não se sentir à vontade, levá-lo à sua clínica veterinária.


Imagem de: girafaonline.com
Oferecer-lhe um poste de arranhar. Pode fabricar ou comprar um poste de arranhar para o seu gato, tendo em conta que deve ser alto o suficiente para ele se poder esticar ao afiar as unhas e resistente o suficiente para que não tombe, assim que o gato aplicar força nele. Há à venda, nas lojas de animais ou supermercados, postes de arranhar muito diversificados a preços para todas as carteiras. São normalmente feitos de madeira e revestidos a cisal e alcatifa. Se habituar o seu gato desde pequeno a este poste, certamente que ele não se irá sentir tão tentado a afiar as unhas na mobília.


Imagem de:
 itoodislikeit.tumblr.com
Aplicar unhas de gel. Apesar de ser um método ainda pouco divulgado em Portugal, pode aplicar unhas de um material suave e mole nas unhas do seu gato, que vão funcionar como protecção para os seus móveis, tendo também um efeito estético. Conhecidas como Soft-Paws ou Soft-Claws, há de variadas cores, ao gosto de cada dono. Pode informar-se através da internet ou no seu veterinário deste método, que também pode ser aplicado por si, em casa.


Em adição, pode optar por aplicar odores cítricos ou pimenta nos locais onde não quer que o seu gato afie as unhas, ou desencorajá-lo com um «não» firme ou um som que ele não goste, como bater palmas. Pode também colar fita-cola de duas faces nos locais onde ele afia as unhas, uma vez que gato não gostam da sensação pegajosa da fita-cola. Pode também atirar-lhe uma borrifadela de água. Há nas lojas de animais ou supermercados sprays com odores próprios, quer para repelir, quer para atrair os gatos, que pode usar em sua casa. Nunca lhe bata, pois passará a ter medo de si!

Mas sempre que ele afiar as unhas no local correcto, também o deve presentear com uma guloseima ou um carinho, acompanhados de palavras de aprovação. Deve impregnar com erva dos gatos, ou outro spray próprio, os locais onde o gato pode afiar as unhas livremente, como nos postes de arranhar. Depressa entenderá que se comportou bem.

Se utilizar as técnicas descritas, como animal inteligente que é, o gato rapidamente perceberá onde deve e onde não deve afiar as unhas.

LEMBRE-SE: REMOVER AS UNHAS DO SEU GATO NÃO É UMA BOA SOLUÇÃO!!

1 comentário:

  1. Olá, neste momento estou usando capas de gel nas unhas dos meus gatos. Apesar de ser uma coisa estranha de inicio, actualmente não vivemos sem elas. Os gatinhos não se importam, evitam andar sempre a cortar unhas ( o que os stressa ainda mais) Quanto à colocação não é dificil no entanto aconselho a serem dias pessoas a colocar ( enquanto uma segura no bichano a outra fica responsavel pela colocação) Quanto a encontrar este tipo de unhas não foi fácil, em lojas fica caro e não se encontra com facilidade. As minhas foram compradas no OLX, sempre ficaram mais em conta e consegui uma variedade de cores :)

    ResponderEliminar

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers