Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




quarta-feira, 23 de junho de 2010

Doenças - Coriza


A Coriza, ou Influenza Felina, é também conhecida como a Gripe dos Gatos.
É uma doença do aparelho respiratório e que afecta o tracto respiratório superior dos felinos, incluindo os olhos, nariz, faringe, boca, laringe, traqueia e, ocasionalmente, os brônquios e pulmões.
Os animais mais susceptíveis de ser contaminados são os que não foram vacinados, os muito jovens, os muito velhos e os que têm o sistema imunitário debilitado.
Esta doença, semelhante à dos humanos mas que não nos é transmissível, pode ocorrer por infecção simples ou mista por diversos agentes:
- o Herpesvirus felino (HVF-1);
- o Calcivirus felino (FCV);
- a Clamidiose.
O seu diagnóstico deve ser feito por um veterinário.

Como se dissemina?
Esta doença transmite-se por contacto directo com outos gatos infectados através das secreções nasais, oculares e saliva. Pode também transmitir-se por via aérea (espirros ou tosse), quando se cheiram uns aos outros ou por material infectado, como comedouros, caixa de areia, brinquedos, jaulas contaminadas ou, até mesmo, pela mão humana.
O vírus sobrevive no ambiente por mais de uma semana e o período de incubação varia entre vários dias e 2/3 semanas. Os gatos que tenham recuperado recentemente desta doença tornam-se portadores, podendo transmitir o vírus a outros gatos, sem, no entanto, apresentarem sintomas.

Quais são os sintomas?

A coriza é muito semelhante à constipação dos humanos. Os sintomas são espirros, corrimento nasal e ocular, febre, falta de apetite e depressão.
Adicionalmente podem ocorrer inflamação dos gânglios linfáticos e úlceras bucais, que tornam a ingestão dos alimentos muito dolorosa, sendo este um dos motivos para a falta de apetite.

Qual é o tratamento?

Se a coriza for diagnosticada numa fase precoce, o seu tratamento é relativamente simples e rápido, levando entre 5 a 7 dias e seguindo a prescrição do veterinário.
O tratamento, que se destina essencialmente a controlar as infecções secundárias, pode ser composto por antibióticos e expectorantes, para aliviar o corrimento nasal.
O gato deve ser incentivado a comer através de alimentos com forte odor e boa palatibilidade, mas que sejam fáceis de engolir.
Deve também manter o seu bichano isolado e afastado de outros gatos, de preferência num local seco e quente, longe de correntes de ar ou variações de temperatura.
Os tabuleiros da comida, a caixa da areia e os brinquedos devem ser desinfectados e não devem ser partilhados com outros gatos.

DEVE SEMPRE CONSULTAR UM VETERINÁRIO!

6 comentários:

  1. Eu quem agradeço por prestigiar meu blog!
    Já te sigo aqui, seu blog é lindo, adorei os gatinhos *--*

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou cuidando duma gatinha convalescente de coriza.O maior problema, não foi a coriza em si, mas um Ben-U-Ron que lhe deram sem saberem que era tóxico para os gatos.Felizmente, contaram-me do comprimido apenas 4 horas depois de lho terem administrado e eu levei-a, a correr, para o veterinário. Já estava a ficar com o focinhito inchado e as mucosas roxas. Ficou a soro 7 dias, mas felizmente salvou-se, por ter sido socorrida a tempo. Por isso, nada de medicar animais, sem o aconselhamento veterinário.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que a conseguiu salvar! A medicação dos humanos nem sempre é compatível com o organismo dos animais... por isso o seu conselho é o melhor, nada de medicar animais sem aconselhamento veterinário!
    Obrigada pelo seu comentário e felicidades para a sua gatinha!

    ResponderEliminar
  4. oiii...essa doença é transmitida p cães tb??obrigada

    ResponderEliminar
  5. O meu gato nao tem falta de apetite, mas tem o nariz muito inflamado e muito vermelho isso quer dizer que tem coriza??

    ResponderEliminar
  6. Eu não estou lá muito feliz porque um dia eu encontrei uma gata no jardim e acariciei-me muito a ela.
    Passado 2 dias a gata comessou a ficar muito fraquinha do coração e o meu pai teve que tirar um dia para ficar com ela levou-a ao vetrenário mas mesmo assim ela não aguentou.
    Ela chamava-se TWEETY.
    Que Deus vá contigo!

    ResponderEliminar

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers