Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




sábado, 12 de junho de 2010

A dentição dos gatos

Tal como acontece nos humanos, os gatinhos nascem sem dentes. Apresentam apenas uma gengiva rosadinha e tenra, de modo a poderem mamar sem ferir as maminhas das mães. Se isto acontecesse, as feridas poderiam impedir que os gatinhos mamassem, o que levaria à sua morte por subnutrição. Também como nos humanos, os gatos apresentam duas dentições: a de leite e a definitiva.

dentição de leite (também denominada de láctea ou decidual) começa a nascer quando os gatinhos têm cerca de duas semanas de idade, mas cada gatinho tem o seu ritmo de desenvolvimento. A partir desta altura, os gatinhos começam a deixar de mamar e passam a poder consumir alimentos sólidos, que devem ser introduzidos gradualmente. Ao fim do primeiro mês de vida, já quase todos os dentinhos irromperam e os últimos devem nascer até às 6 semanas de idade. São pequenos, mas bastante afiados e resistentes e devem totalizar 26 dentes: 12 pequenos incisivos (6 em baixo e 6 em cima), 4 caninos afiados (2 em baixo e 2 em cima) e 10 pré molares (4 em baixo e 6 em cima).

A dentição definitiva (ou adulta) começa a irromper por volta dos cinco meses de idade. É composta por 30 dentes, mais 4 molares (2 em baixo e 2 em cima) do que na dentição de leite.
A fase de transição deve ser acompanhada pelos donos dos bichanos, visto que pode acontecer que os dentes, especialmente os caninos, se sobreponham, o que pode originar inflamação das gengivas e dores.
Normalmente os donos não se apercebem desta transição, pois muitas vezes os animais engolem os dentes. No entanto, isto não lhes é prejudicial.
Cuidados com os dentes

O cuidado com os dentes é essencial para preservar a boa saúde do seu gato. O gato com problemas dentários apresenta perda de apetite, uma vez que tem dores ao comer. Tártaro, doença periodontal, desgaste do esmalte, perda de dentes e úlceras na boca são geralmente os maiores problemas que surgem na boca do gato e são também causadores de mau hálito. Os gatos com uma dentição em más condições podem babar-se ou deixar cair comida enquanto mastigam.

Para evitar que o seu bichano desenvolva qualquer um destes problemas, há certos cuidados que pode ter, apesar de que nem todas as situações conseguem ser evitadas. Como acontece com a maior parte das doenças, o melhor é mesmo a prevenção.
Para melhorar a saúde oral do seu gato, pode lavar-lhe os dentes com escovas e pastas próprias para felinos. Nunca use uma pasta de dentes para pessoas! Esta é prejudicial para a saúde do gato!
Pode comprar este tipo de artigos em lojas próprias para animais ou até em clínicas veterinárias.

O tipo de alimentação também é determinante para a saúde oral do seu bichano. Um gato que se alimente de carne terá mais tendência a ter mau hálito. Deverá alimentar o seu gato com ração seca, que ajuda a que a placa bacteriana não se instale com tanta facilidade. Há ração seca própria para ajudar a combater esta placa bacteriana, que é estaladiça mas esponjosa, actuando quase como uma escova de dentes. No entanto, se o seu gato não tem o hábito de mastigar bem a comida, esta não será a melhor solução...
Existem produtos feitos à base de substâncias enzimáticas que também ajudam a combater a placa bacteriana e que normalmente são bem aceites pelos nossos amigos felinos. São muito apetecíveis e podem ser vistos como recompensa, pelo que são uma boa solução. São vendidos em lojas próprias para animais ou em supermercados sob a forma de biscoitinhos, rebuçados ou até mesmo pasta em gel.
Há também aditivos para dissolver na água que ajudam a combater a placa bacteriana e evita que as bactérias da boca se multipliquem. Estes aditivos, no entanto, não deverão ter odor ou sabor, pois o gato pode recusar-se a beber a água e provocar desidratação.
Seja qual for a forma que encontre para combater estes problemas, mantenha sempre a saúde oral do seu bichano sob vigilância.

33 comentários:

  1. Este site tem coisas muito interessantes para uma estudante como eu, mas não me tirou uma duvida os gatos têm barra de espaço?
    se alguem vir por favor respondam

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Sofia! Creio que os gatos não possuem barra de espaços, pois essa barra é uma característica da dentição dos animais herbívoros. Nos locais onde pesquisei não encontrei qualquer referência a essa barra, nem na net nem em livros. Muito obrigada pela visita! Qualquer dúvida, disponha!

    ResponderEliminar
  3. Olá! Encontrei este site quando tentava suprimir uma duvida acerca do meu gato. Antes de mais, Parabens pela informação disponivel! É o seguinte, reparei agora aos 6 meses de idade, que o meu gato tem 2 dentes caninos superiores em cada lado, ou seja, 4 caninos em cima. O dente nº 4 aparenta estar dividido em 2 mas sem fissuras como se fossem mesmo 2 dentes.
    Que acham?

    ResponderEliminar
  4. Olá Fernando! Desde já muito obrigada pelo seu comentário e pelo elogio, o objectivo deste blog é esse mesmo, ajudar as pessoas a conhecer melhor os gatos, estes seres tão fascinantes!
    Respondendo à sua questão, a situação que refere é relativamente frequente. Eu própria já tive gatos que passaram por essa situação. Acontece quando o dente definitivo nasce sem que o dente de leite caia. O dente de leite é o mais fininho, que fica sobreposto ao outro. Por norma, o dente de leite acaba por cair, mas por vezes não cai por si próprio, acabando por causar mal-estar ao gato, que fica com as gengivas inflamadas, dor e deixa de comer. Quando isto acontece, o ideal será administrar um anti-inflamatório prescrito pelo veterinário, ou algum que tenha em casa de algum tratamento anterior que tenha feito ao bichano, como o «ananase». Certifique-se sempre que o anti-inflamatório é adequado para gatos! Em dois ou três dias o bichano deverá estar de volta ao normal e os dentes de leite cairão sem complicações! Depois diga como correu! As melhoras para o gatinho!

    ResponderEliminar
  5. Adorei este blog, as informações são simples e precisas. Tenho dois gatos com 11 meses cada, um é mais calmo e o outro é muito ativo, dominante. Este é bem magrinho, mas saudável, muito ativo e brincalhão, mas também adora a rua e é briga. Ontem voltou triste e quase não comia, hj, minha filha viu que quebrou um canino pela metade e um pedaço do outro canino além de vir com um olho arranhado. O que faço? Obrigada Liane

    ResponderEliminar
  6. Oi! Antes de mais, obrigada pelo elogio, espero mesmo conseguir ajudar as pessoas com estas informações. Quanto ao seu gatinho, os dentes já são definitivos, não há nada que possa fazer por eles. No entanto, aconselho a ver se o bichano sente dor ao tocar nos dentes. Se isso acontecer é porque atingiu a polpa dentária, ele não vai conseguir comer e terá mesmo de o levar ao veterinário. Tente limpar o olho arranhado com gaze embebida em soro fisiológico e verifique se não está infeccionado. Durante alguns dias, tente mantê-lo em casa para vigiar a saúde dele. Esperemos que não infeccione e que ele possa voltar à sua vida activa, mesmo sem os caninos completos. Não se preocupe, ele não precisa deles para a comida de casa, apenas para lutar e matar ratos ou passarinhos...
    Desejos de rápidas melhoras, depois diga como ele está!

    ResponderEliminar
  7. Ola! Parabéns pelo seu blog.
    Minha gatinha sumiu por alguns dias , e minha filha depois de 1 mes e meio mais ou menos ela voltou . Enfim quero saber se tem a possibilidade de mudar as cores das patas dela? Eram simplesmente pretas as da frente e agora a que encontramos tem uma das patas amarelada e os pelos estão meio claros e os dentes maiores ela quando sumiu tinha aproximadamente uns 6 meses foi dia 15/10/2011 hoje dia 04/12/2011 o comportamento dela mudou com a minha cadela,é normal? dentro de casa ela vem no colo normalmente esta mansa, acho que ela não é minha gata , mas o comportamentoooo esta igual estou com medo dela machucar minha filha e minha cadela. me responda por favor.

    ResponderEliminar
  8. Oi Alexsandra! Muito obrigada pela sua visita e comentário! Quanto à sua gatinha, não acho que seja possível mudar a cor das patas para mais claro. O pelo poderia escurecer com o tempo, mas clarear, não acredito. Mas poderei estar enganada! Os dentes podem estar maiores, sim, visto que ela estaria a mudar a dentição na altura em que desapareceu. O comportamento também pode mudar, visto que ela esteve um mês e meio fora da sua casa, teve de aprender a se virar sozinha, alimentar e defender durante esse tempo. O meu conselho é que mantenha a bichana sobre alguma vigilância, analise o comportamento dela para ver se não é agressiva com a sua filha e cadela, dê-lhe algum tempo para se estabelecer de novo em casa. O mais provável é que se volte a adaptar depressa ao seu lar e o comportamento estabilize e acalme em alguns dias. No entanto, leve-a ao vet para confirmar que não contraiu nenhuma doença enquanto esteve na rua e para se certificar de que tudo está bem com ela. Um grande abraço, por favor vá dando notícias!

    ResponderEliminar
  9. Olá Denise, parabéns pelo blog. Percebi que é bastante útil para ajudar aos criadores de felinos. Acabei de ler o post sobre dentição pois tenho uma gata que está comigo a 9 meses(devia ter uns 4 meses quando eu a adotei) que está perdendo os dentes incisivos inferiores, atualmente está com apenas dois. Não seria meio tarde pra ela estar trocando os dentes? Sua saúde está aparentemente perfeita. Desde já, agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Aglailson! Muito obrigada pela sua visita ao blog! Quanto à sua gatinha, sim, é um pouco tarde para ela estar a mudar a dentição, mas cada gato tem um ritmo diferente. Poderá haver a hipótese de ela ser mais nova quando a adotou... Vá estando com atenção e veja se as gengivas estão saudáveis ou se a bichana não tem um hálito bastante desagradável, o que poderá indicar um problema. Se tudo estiver bem e os dentinhos novos estiverem a crescer, pode descansar, o ritmo dela pode ser um pouco mais lento. Muitos ronrons! =^.^=

      Eliminar
  10. Ola Denise!! Tb gostei do seu blog! Adotei uma gatinha, hoje com 8 meses, ela tem a ponta de lingua pra fora e buscando o motivo vi que ela só tem 3 dentinhos entre as presas maxilar superior (tem uma falha do lado esquerdo) e nenhum dentinho no maxilar inferior entre as presas. Será que ainda vão nascer? Ela tem um halito forte, se escovar os dentes melhora? Obrigada Ariella

    ResponderEliminar
  11. ola bom dia quero tirar uma duvida tenho cinco lindos felinos e moro em apartamento,um deles tem aproximadamente tres anos e percebi que nao tem mais os dentes da parte de cima somente as presas isto e normal por favor aguardo resposta desde ja agradeço e obrigada atenciosamente marcia.

    ResponderEliminar
  12. Olá, eu adotei uma gata de aproximadamente 5 meses, e ela por algum motivo que não sei qubrou o simplesmente caiu seu dente canino, isso é normal,oupreciso tomar cuidado? Atenciosamente Vínny Blaninstaem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vinnie! O dente canino da gatinha pode ter caído, não se preocupe pois com essa idade ela ainda está na transição de dentes. Se não voltar a crescer, o melhor será lever ao vet pois pode ser algum problema de gengivas. Mas não se preocupe, com essa idade é provavelmente troca da dentição de leite pela definitiva.
      Obrigada! ;)

      Eliminar
  13. Olá! Estava pesquisando e achei este blog muito interessante, hoje estava brincando com meu gato e percebi que ele estava sem dois de seus caninos inferiores, ele completou 5 meses há alguns dias, há algo de errado, ou é normal ? Muito obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Provavelmente está a mudar a sua dentição, por isso mantenha a boca do seu gatinho sob vigilância porque a gengiva pode ficar inflamada. Em breve, os dentinhos do seu bichano devem nascer. Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  14. Oi achei uma ninhada com um dia de vida, estão comigo a 22 dias, já pude perceber o nascimento dos dentinhos. Como não foram criados com a mãe (gata) percebo a necessidade de mamar, mamam uns nos outros todo o tempo. Mas tem um gatinho que mama na região genital dos outros, com muita força, chega a inchar e ficar machucado. Separei este filhote, mas um outro gatinho esta apresentando o mesmo comportamento.
    Será falta do ato de mamar ou também pelo crescimento dos dentinhos?
    O que eu posso fazer para eles não se machucarem mais?
    Agradeço a atenção

    ResponderEliminar
  15. Olá Denise, tudo bem?Meu gatinho tem dois anos e agora um dentinho dele caiu,desses pequenos que tem na frente,da parte de baixo,gostaria de saber se ele vai nascer outra vez?Ele só come whiskas,e ele tá caindo muito pelo o que pode ser?Obrigada desde já um bejinho♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lilian! Esse dentinho não irá nascer mais, visto que já pertencia à sua dentição de adulto, mas não se preocupe, é bastante normal acontecer devido a brincadeiras e a objectos que eles colocam na boca. A queda de pelo é normal que aconteça em determinadas épocas do ano, como no Outono, por exemplo. Experimente mudar a ração para uma contra a queda do pelo, tipo Indoor, e escove diariamente o bichano para o ajudar a livrar-se dos pelos mortos.
      Beijinhos e obrigada! <3

      Eliminar
  16. Olá :)
    Adorei o texto no entanto ainda fiquei com uma pequenina duvida!
    Resgatei uma gatinha da rua e estou a tentar saber a idade dela (Sim,eu sei que devo ir ao veterinário e isso já está tratado ;) ) e após observar os dentinhos reparei que ela tem os caninos direitinhos, no entanto os incisivos são minusculos!Principalmente os de baixo que parecem só agora ter rompido para fora. Quanto aos pre molares e molares, ela tem um em cima em cada lado um dentinho que parece estar agora a irromper (tem a gengiva um pouquinho mais vermelha. Não consigo distinguir bem pois sempre que tento ver ela pensa que estou a brincar com ela e começa a morder :D
    Estará ela perto dos 4 meses? Ou mais?
    Obrigada :D

    ResponderEliminar
  17. olá denise, quero saber quantos anos meu gato tem, mais não acho nenhum site com nada... mas acho que ele é filhote, porque os dentinhos dele são pequenos!

    ResponderEliminar
  18. oi Denise.. meu gatinho tem 4 meses e ainda não trocou a dentição.. notei um machucadinho na lábio superior e fui perceber que era o canino inferior que fazia esse machucado pois os canino inferior ao invés de encaixar por dentro do canino superior, ele encaixa por fora.. ou seja em vez de ficar do lado direito do canino, fica do lado esquerdo.. o canino inferior no encaixe da mordida nao fica ao lado dos dentinhos da frente.. isso pode ser corrigido com a nova dentição?

    ResponderEliminar
  19. Bom dia Denise, meu gato tem seis meses e está trocando os caninos superiores, sendo que seu lábio superior está ficando irritado e inchado em contato com o dente, isso é normal? o que poderia ser? desde já agradeço. bjs Danieli

    ResponderEliminar
  20. BOA NOITE E SOCORRO DENISE.... PRECISO DA SUA AJUDA...TENHO UMA GATINHA A MEL.... ELA TEM 5 MESES E OS DENTINHOS DELA ESTÃO TROCANDO, MAS ELA PAROU DE COMER E ESTÁ MAGRINHA... ESTOU MUITO PREOCUPADA POIS ELA SÓ TOMA LEITE EMPURRADO... O QUE EU FAÇO ????? DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO
    BJUSSS CLAUDIA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Se a Mel parou de comer, então significa que ela tem dores ou mau-estar... Experimente dar-lhe peixe cozido ou frango cozido e veja se ela se alimenta melhor, poderá recuperar o apetite! Se não resultar, então terá de a levar ao vet, pois a Mel terá de tomar um anti-inflamatório para a ajudar na mudança de dentição. Atenção que o leite de vaca não é uma boa opção! A Mel poderá ser intolerante à lactose e poderá provocar-lhe vómitos e diarreia. Dê-lhe leite próprio para gatos, que tem pouca lactose e é melhor tolerado pelos seus organismos.
      As melhoras!

      Eliminar
  21. Parabéns Denise! Instrutivo e pedagógico, praticamente de "utilidade pública". Escrevo pedindo dicas para alimentar os rapazes (Lyon e Teo). Adotei os dois, tinham por volta de 1 mês e meio e já vão para os 5 meses. O problema é: estão muito seletivos com a comida. Não querem ração seca de jeito nenhum (detalhe, compro do tipo especial para filhotes). Já tentei de todo tipo de ração... beliscam e depois abandonam... mas se for ração de latinha ou tipo patê, coooomem o dia todo... já foram vermifugados e estou esperando um pouquinho para castrar. Se puder me ajudar, de antemão agradeço. Junior

    ResponderEliminar
  22. É normal os dentes caírem com 2 anos de idade?.A minha gatinha Juju esta perdendo os dentes com 2 anos isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clawdeen! Não me parece nada normal! Leve a Juju ao vet, pode estar com algum problema nas gengivas que tem de ser tratado quanto antes!
      As melhoras para a Juju!

      Eliminar
  23. Olá. Adotei um gatinho de aproximadamente 3 para 4 meses. Está trocando a dentição e percebi que nos caninos de cima os dentinhos de leite não caíram, portanto o gatinho está com 4 caninos em cima e 2 em baixo. Como devo proceder? Será que esses dentes ainda vão cair?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone! Muitos parabéns pela adoção!
      Quando os gatinhos estão na fase de troca da dentição, é frequente acontecer que os novos caninos nascem, mesmo sem os antigos saírem, especialmente os de cima.
      Normalmente, os novos dentes empurram os de leite, que acabam por cair naturalmente.
      Mas, por vezes, os dentinhos de leite podem não sair, o que vai provocar inflamação nas gengivas, dores e falta de apetite.
      O meu conselho é que vigie o seu bebé para ver se há sinais de inflamação nas gengivas, dores ou falta de apetite. Se os dentinhos não saírem sozinhos, terá de o levar ao veterinário para lhe receitarem um anti-inflamatório. Ao fim de dois ou três dias, tudo voltará ao normal!
      Esperemos que os dentinhos de leite saiam sozinhos!
      Muitos ronrons e obrigada pela sua visita ao blog!

      Eliminar
  24. Olá, minha gatinha não quer comer, tá com mau hálito e a gengiva dela está inchada, o que posso fazer ? Ela tem 2 meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A Sua gatinha poderá estar com algum problema nas gengivas, algum dente que ainda não saiu completamente ou algum objeto preso entre os dentes. Seria conveniente verificar a situação com um veterinário para não deixar prolongar o problema, caso se trate de alguma doença. Entretanto, ofereça-lhe comida húmida e mole para que ela se alimente. Gatos não devem ficar sem se alimentar por mais de dois dias, pois podem desenvolver problemas no fígado.
      As melhoras!!

      Eliminar

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers