Imagem retirada de: plox.com.br |
Sem dúvida que um gato contente também ronrona, mas a satisfação não é de modo algum, a única condição para ronronarem. Uma explicação mais precisa, que abranja todos os casos, será dizer que o ronronar indica uma disposição social amigável e pode ser dado como um sinal para, por exemplo, um veterano, informando que um gato injuriado tem necessidade de amizade, ou um sinal para o dono, exprimindo o agradecimento pela amizade obtida.
O ronronar aparece logo que os gatinhos atingem uma semana de idade e a primeira utilização ocorre quando estão a ser amamentados pela mãe. Actua como um sinal de que tudo está bem e de que o leite fornecido está, com sucesso, a alcançar o seu destino. A gata pode deitar-se ouvindo os agradecimentos ron-ron e saber, sem ser preciso olhar, que está tudo no seu lugar. Por sua vez, esta ronrona para os seus gatinhos, enquanto estes se alimentam, indicando-lhes que também ela se encontra num estado de descontração e cooperação. O uso do ronronar entre gatos adultos (e entre estes e os humanos) é, quase certamente, secundário e deriva do contexto primário pais-descendência.
Uma importante distinção entre pequenos gatos, como as nossas espécies domésticas e os grande gatos, como os leões e os tigres, reside no facto de estes últimos não poderem ronronar convenientemente. O tigre cumprimenta-nos com um único e amigável ron, mas não pode produzir os dois ron-ron do gato doméstico, o qual faz este vibrante ruído, não só em cada expiração (como o tigre), mas também em cada inspiração.
A rítmica exalação/inspiração do ronronar felino pode ser obtida com a boca completamente fechada (ou cheia com a teta da mãe) e pode manter-se durante horas, enquanto as condições forem favoráveis. A este respeito, os pequenos gatos estão acima dos seus familiares gigantes, mas têm uma outra possibilidade para compensarem aquela falha - podem rugir, coisa que os pequenos gatos nunca poderão fazer.»
Autor, Desmond Morris em, "Guia Essencial do Comportamento do Gato"
Informação retirada de Grupo de Voluntários Cascais
Muito bom esse post!!!! Adoro esse blog!
ResponderEliminar