Nenhum gato gosta de cortar as unhas, mas se o habituar desde pequeno a essa rotina, ele acaba por se acostumar. Não há idade para começar a cortar as unhas do bichano. Antes que ele comece a magoar ou a fazer estragos, pode iniciar a manicure.
Pode cortar as unhas do seu gato em casa com bastante facilidade, mas convém que veja o seu veterinário ou alguém com experiência a fazê-lo primeiro, para que possa observar a técnica. Se tiver ajuda, tanto melhor!
Pode utilizar um corta-unhas normal, mas o ideal será que tenha um próprio para o efeito, pois são mais práticos e evitam que as unhas lasquem e magoem o seu peludinho.
Tesoura petshoplojavirtual.com.br |
Alicate emule.com.br |
O ritual deve ser realizado num ambiente de tranquilidade: coloque o seu gato ao colo e dê-lhe miminhos. Fale para ele com carinho, para que se mantenha calmo. Coloque-o numa posição que seja confortável para ele, mas prática para si.
As unhas dos gatos são diferentes das nossas por estarem ligadas ao osso da falange. São irrigadas por vasos sanguíneos que não deverão ser cortados, pois isso provocaria sangramento e dor.
Por isso, para saber até onde cortar, deverá pressionar levemente a ponta da pata para expôr as unhas.
Em gatos de unhas claras, é muito fácil ver até onde se pode cortar, pois o sabugo é notoriamente visível.
Deve cortar cerca de 2 ou 3 milímetros abaixo do sabugo com um golpe rápido e preciso, para evitar que a unha lasque ou que o bichano se mova.
Imagem de: blogdosbichos.blogs.sapo.pt |
Em gatos de unhas escuras é mais difícil encontrar a linha de corte da unha. Por isso, vá cortando pouquinho de cada vez para não o magoar.
Se o gato entrar em pânico, não o aperte nem insista forçosamente... deixe que ele se acalme, dê uma guloseima ou miminhos e, assim que ele estiver mais tranquilo, retome a sessão.
Caso algum acidente aconteça, não entre em pânico! Coloque e segure um algodão com água oxigenada sobre a unha e espere até que a hemorragia estanque. Mas será melhor deixar as outras unhas para uma altura em que o gato já tenha esquecido o episódio...
Oi Denise,
ResponderEliminarÓtimo post! Muitas pessoas realmente não sabem cortar as nossas unhas!
Divulgamos seu post no Twitter e Facebook!
Ronronos
Mike, Nina e Isis
Acho muita maldade cortar a unha dos gatos, pois já vi fazerem isso, uma veterinária até e percebi que eles detestam e se estressam imensamente com o processo. Tenho nove gatos, nunca cortei as unhas deles e nunca cortarei, ainda que eles as usem para arrasar com meus sofás e poltronas.
ResponderEliminarOi Luciana! Nem todos os gatinhos detestam cortar as unhas... a minha Kiffa foi habituada de pequenina a que lhe corte as unhas e não se importa muito, até porque não dói nada! O ideal até é cortar em casa e dar recompensa no fim, como eu faço. Ela ainda tem um poste de arranhar e não estraga nadinha aqui por casa! Se os seus peludinhos nunca foram habituados, é normal que estressem, por isso será melhor pulverizar os sofás com um aroma que eles não gostem, como pimenta ou limão, para que não arrasem com eles. Muitos ronrons para si e para os seus gatinhos e obrigada pela opinião! =)
ResponderEliminarObrigada GeekCats por ajudar a divulgar! Gostava realmente de ter mais visitantes...
ResponderEliminarRonrons para todos vocês!
Oi, adorei seu blog! Tenho seis viralatas, sendo que dois deles peguei adultos e tem horror de cortar as unhas. A Killakee, que criei desde pequena, aceitava que meu ex-marido cortasse; agora, nem veterinário consegue... Não adianta calma, prêmios, nada. O resultado é que sempre terminam me arranhando, não propositalmente, mas dói demais e ficam as cicatrizes. O que posso fazer? Abraço e obrigada!
ResponderEliminarOi Elizabeth! Obrigada pela visita! A maior parte dos gatos não gosta de cortar as unhas e têm de ser habituados de pequenos. Em adultos é mais difícil... Experimente tentar cortar poucas unhas de cada vez quando eles estão mais relaxados, por exemplo a dormir, e tente apanhá-los molengas. Faça uns mimos e *clip* uma unha. Dê uma recompensa a cada unha cortada. Nunca faça essa tarefa sozinha, pois pode magoar-se muito, deve ser sempre com ajuda. Se não ficarem todas cortadas no mesmo dia, não faz mal, volte a tentar amanhã. É preciso muita paciência e insistência... Se não conseguir a bem, então terá de ser alguém com força a segurar na Killakee enquanto você corta, mas é mais traumático para os gatos e vocês podem sair magoados. Tente com calma primeiro e depois me diga alguma coisa, OK? Abraços!
ResponderEliminarOk, vou tentar e te conto depois! Obrigada pela resposta!
ResponderEliminarMeu gatinho tem apenas 3 meses mas já sobe em tudo e faz estrago, por isso eu resolvi cortar a unha dele, usei um cortador normal que eu já tinha aqui, foi super fácil, ele estava calmo e brincando com um pompom enquanto eu cortava e nem ligou. E agora tá normal, brincando ainda :) Obrigada pelas dicas lol
ResponderEliminaros meus gatinhos so t^^em 2 semanas de vida sera que eu ja posso cortar-lhes as unhas? a Rayanne , o Rico e Roy
ResponderEliminarOi Irina! Sim, pode cortar as unhas, mas só as pontinhas, pois são muito pequeninas e qualquer ferida pode provocar uma infecção! Como eles são muito pequeninos, têm poucas defesas contra infecções. Tome cuidado, só as pontinhas mesmo.
Eliminar