Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Razões que levam o seu gato a não utilizar a caixa de areia

Normalmente, desde pequenos, os gatos são bastante asseados e não fazem as suas necessidades noutro local a não ser na caixa de areia.
No entanto, por vezes pode acontecer que o gato faz as suas necessidades fora da caixa de areia. Não significa que o bichano não é asseado... As razões são diversas e podem indicar um problema passageiro ou algo mais sério.
Imagem retirada de: conscienciapet.blogspot.com
   1 – O GATO NÃO É CASTRADO

Gatos não castrados têm necessidade de marcar território por meio da urina. Os machos costumam marcar o seu território mais frequentemente que as fêmeas e começam a fazê-lo por volta dos 8 meses de idade. A marcação de território pode ser estimulada pelo aparecimento de uma macho na zona, por exemplo. Mesmo que o gato não saia de casa, o animal pode conseguir ouvi-lo ou avistá-lo da janela. A marcação de território é mais frequente nas alturas do cio. As fêmeas pretendem atrair machos e os machos atrair fêmeas.
A urina utilizada para marcar o terrítório geralmente é espalhada de forma diferente da urina que resulta de um “xixi” normal. Ao marcar o território, os gatos pretendem espalhar a urina o mais alto possível e numa extensão maior. Assim, as poças que encontra concentradas no chão não são, muito provavelmente, resultantes da marcação do território. Estas são geralmente feitas contra algo vertical e caso seja feito no chão é deixado um carreiro o mais extenso possível.
Assim, se o seu gatinho ou gatinha ainda não é castrado, está na altura de marcar a cirurgia, que resolve em média 90% destes casos. Contudo, a castração/esterilização deve ser feita antes deste comportamento aparecer para obter melhores resultados. O cheiro da urina do gato é bastante intenso e apesar de o gato já estar castrado, o cheiro no sofá pode atraí-lo e levá-lo a urinar no mesmo sítio. Caso castre/esterilize o animal, depois de este já ter começado a marcar o território, deverá ter o cuidado de remover qualquer cheiro a urina. Aplique cheiros ácidos, mas não tóxicos, na zona, como por exemplo sumo de laranja ou limão. Evite limpar a área com detergentes amoniacais, pois estes atraem os gatos levando-os a urinar!


2 – A CAIXA DE AREIA ESTÁ SUJA

Como já dissemos aqui, os gatos evitam usar uma caixinha de areia que está suja. As fezes devem ser retiradas, no mínimo, 1 vez por dia. Tente aumentar a frequência da limpeza da caixinha e veja se há algum resultado.

3 – A QUANTIDADE DE CAIXAS DE AREIA É INSUFICIENTE

Nem todos os gatos gostam de dividir a caixinha de areia. Os gatos são animais territoriais e já aceitam partilhar a casa com outro felino, mas na grande maioria dos casos não toleram partilhar a caixa de areia. As caixas devem estar em locais separados. Se colocar duas caixas seguidas, é, para os gatos, o mesmo que ter apenas uma. Se tem mais de um gato, experimente acrescentar uma outra caixinha, para verificar se é esse o problema.

4 - A CAIXA DE AREIA É INADEQUADA

Pode ser que a caixa de areia seja muito pequena para o seu gato, e ele se sente desconfortável nela. Gatos precisam de uma caixa em que haja espaço suficiente para girar e escavar. Invista numa caixa de areia maior.

Imagem retirada de: revista.penseimoveis.com.br

5 – O GRANULADO É INADEQUADO

Há gatos que detestam areias perfumadas. Outros gatos detestam sílica. Tente mudar o tipo de granulado que você usa, até encontrar um que agrade o seu bichano. Se pretende alterar o granulado, peça amostras para testar a reacção do seu gato, ou compre primeiro as embalagens mais pequenas.

6 – A CAIXA DE AREIA ESTÁ NUM LOCAL BARULHENTO OU DE DIFÍCIL ACESSO

No estado selvagem, fazer as necessidades coloca os gatos numa situação de vulnerabilidade. Por este modo, o seu instinto leva-os a procurar locais resguardados e recatados para fazerem as suas necessidades.
Evite colocar a caixinha de areia ao lado da máquina de lavar roupa, ou ao lado de objetos que façam muito barulho e que possam assustar o seu gato quando ele estiver a fazer as necessidades. Além disso, nem todos os gatos gostam de subir ou descer escadas para fazer xixi. O local da caixa também não deve estar próximo de cheiros fortes considerados desagradáveis para os gatos.
Os gatos também são influenciados por más companhias, mas neste caso são os residentes de casa que o possam estar a bloquear o acesso à caixa de areia. Uma criança ou um outro gato ou cão podem estar incomodar o gato enquanto ele faz as suas necessidades ou incomodá-lo quando ele se dirige para a caixa. Observe o gato quando ele se dirige para a caixa de areia e observe se há algo no seu caminho.
Experimente mudar o local da caixinha de areia.

7 – A CAIXINHA DE AREIA ESTÁ MUITO PRÓXIMO DA COMIDA

Evite deixar as taças de comida e a caixinha de areia na mesma divisão. Se isso não for possível, coloque-os em paredes opostas, nunca lado a lado.

8 – O CHEIRO DOS PRODUTOS DE LIMPEZA ESTÁ MUITO FORTE

Gatos podem evitar a caixinha se sentirem nela o cheiro de desinfectantes ou de outros produtos de limpeza. Assim, não se esqueça de enxaguar bem a caixinha de areia, para retirar os vestígios dos produtos usados na lavagem.

9 – HOUVE ALGUMA MUDANÇA RECENTE NA ROTINA DA CASA

Os gatos são animais de rotina e entram facilmente em stress quando há mudanças significativas em casa. A mudança de hábitos deixa-os desorientados e podem mesmo ficar deprimidos. A chegada de um novo gato ou de uma nova pessoa na casa pode ser bastante stressante para o seu gatinho. Por estar nervoso, o gatinho pode fazer as necessidades fora do lugar.
Férias dos donos ou mudança dos hábitos de trabalho, passando menos tempo em casa, são outra forma de alterar a rotina dos gatos. Como animais sensíveis que são, convém prepará-los para a mudança.
Algo que os humanos não costumam equacionar quando o gato passa a urinar fora da caixa de areia é o barulho do exterior. Devido ao apurado sentido de audição, o gato é bastante sensível a barulhos vindos do interior ou exterior da casa. Obras na rua ou no apartamento/casa do lado podem colocar o gato em stress. A solução passa por movê-lo para a zona da casa com menos barulho e manter as janelas e portas fechadas para abafar o som.
Tente dar mais atenção ao seu bichano para tentar descobrir a origem do problema.

10 – O GATO ESTÁ COM ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE

Imagem retirada de: dicaspeludas.blogspot.com
Todas as alterações do padrão de comportamento dos gatos devem ser motivo de preocupação para os donos e razão suficiente para uma visita ao veterinário. Urinar fora da caixa de areia não é excepção. Como não podem falar, alguns gatinhos começam a fazer as necessidades fora do lugar para avisar os seus donos que estão a sentir dor ou que alguma coisa não vai bem. Existem vários problemas de saúde que podem estar associados à eliminação imprópria de urina.
Problemas no tracto urinário podem provocar dor ao urinar e o gato vai associar essa dor à caixa de areia, local que costuma usar. Nós sabemos que o problema não é o local, mas o gato não o sabe e vai urinar pela casa até que encontre um local onde possa urinar sem dor. Assim que o gato for tratado, ele volta a usar a caixa de areia normalmente.
Um outro problema pode ser a incontinência nos gatos, que afecta sobretudo os animais idosos. Os gatos com este problema não conseguem controlar a urina e esvaziam a bexiga em qualquer sítio da casa. Espalhar várias caixas de areia pela casa ajuda a reduzir o número de “xixis” em locais impróprios. Nestes caos, pode ser necessário o uso de fraldas.
Por vezes, as caixas de areia estão colocadas em locais altos, acessíveis aos gatos a partir de um salto. Este salto tem um grau de dificuldade mínimo para os gatos saudáveis, mas para os gatos com problemas nas articulações, tais como artrite, os saltos são penosos. O gato deve ser acompanhado pelo veterinário, mas ajuda sempre colocar a caixa de areia ao nível do chão.
Diabetes, hipertiroidismo e outras doenças podem influenciar o sistema urinário do animal e afectar o seu comportamento. O excesso de urina pode fazer com que a caixa de areia fique mais rapidamente suja e o gato pode recusar-se a utilizá-la nestas circunstâncias. Tenha mais do que uma caixa de areia ou limpe-a mais frequentemente. Mas o mais importante é despistar qualquer problema que possa estar a causar dor ou ameaçar a vida do animal.
Portanto, se você não conseguir identificar a causa do xixi fora do lugar, leve o seu gatinho a um veterinário e reporte o problema, para que ele possa verificar se está tudo bem com a saúde do seu bichano.

4 comentários:

  1. Bem, o meu gato era saudável, castrado e tinha a mania de urinar na minha cama. Não se dava ao trabalho de sair da cama e ir ao caixote, limitava-se a saltar para as minhas pernas e aliviar a bexiga. Foram 11 anos que andei a tentar descobrir a razão daquela parvoeira, tal como o seu fetiche em urinar em tapetes.
    Não valia a pena colocá-lo de castigo sem receber os miminhos, ou ralhar-lhe, pois era assim.
    Nem os médicos tinham resposta para tal situação, análises à urina e sangue estavam boas e não tinha problemas de articulações, era simplesmente mania dele! :)

    ResponderEliminar
  2. a minha gata tb nunca urina nas pedras e muitas vezes tb faz o coco no chao. Ontem depois de varias vezes tentar fazer fora e eu ralhar, decidi colocar a liteira no sitio onde faz o coco e ela acabou por fazer nas pedras. Dei-lhe um mimo paraela entender que fez bem, mas quase sempre faz tudo fora emora ja tenha mudado de pedras. Ela tem este comportamento desde que esteve com uma piometria e foi castrada de urgencia. Preciso ajuda

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, tenho um gato castrado à quase cinco anos, sempre foi muito limpinho, só faz fora da caixa quando é para avisar que está suja, (faz o cóco ao lado como quem diz limpa) mas desde ontem que anda a fazer xixi pela casa e faz onde possamos ver, é um xixi meio alaranjado, ele não vai à rua e ´so come comida da dele, acha que devo levá-l ao veterinário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Oscarina! Quando os gatos são limpinhos e passam a fazer as necessidades onde não devem é sinal de que algo está errado. Pode ter sido uma mudança nas rotinas da casa ou pode ser um problema de saúde. Se não alterou a ração dele nem o areão, e o xixi tem uma cor e odor fortes, talvez seja melhor levá-lo a uma consulta para descartar alguma infecção urinária. Verifique se ele bebe água em abundância e estimule-o a beber: deixando uma torneira a pingar um pouco, deixando um fundinho de água no lavatório ou na banheira ou colocando água num local ou recipiente que ele goste. Gatos costumam ter algumas manias no que respeita a beber água, por isso tente incentivá-lo a beber mais do que habitual. Ofereça-lhe ração húmida por mais um ou dois dias, como tem mais água que a ração seca também ajuda a hidratar. Mantenha a vigilância quanto à cor e odor da urina. Se ele continuar a fazer fora da caixa e a urina mantiver a cor escura e odor forte, leve-o a uma consulta. Gatos esterilizados têm tendência a criar cálculos (pedra) nos rins e podem desenvolver insuficiência renal. Quanto mais cedo for detectado, melhor!
      As melhoras do seu miau!

      Eliminar

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers