Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!




quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Investigação torna gatos fluorescentes e resistentes ao vírus da Sida/HIV

©El Mundo/Clínica Mayo

«Uma investigação conduzida por uma clínica espanhola em gatos conseguiu criar um genoma resistente ao vírus da Sida/HIV. A descoberta é fruto de experiência realizadas através da manipulação de genes em óvulos de gata onde, um deles, faz com que se tornem fluorescentes.
A descoberta, anunciada pelo diário El Mundo, teve como base uma investigação biomédica em gatos. A escolha do animal felino deveu-se ao facto de milhares de animais serem afectados todos os anos com o Vírus da Imunodeficiência Felina (VIF), semelhante aquele que mais seres humanos mata – o vírus da Sida/HIV.
As semelhanças que ambos os vírus partilham entre si serviram de ponto de partida para o eventual sucesso da investigação. Como tal, os cientistas pautaram a investigação pela introdução e alteração de genomas.
A investigação culminou na introdução de dois genes em óvulos de gata, e as conclusões revelaram o sucesso. Os gatos que nasceram a partir desses óvulos provaram ser resistentes ao VIF e, por outro lado, tornou-os fluorescentes e visíveis no escuro.
A resistência das células destes gatos ao VIF poderá constituir uma ajuda preciosa para, de acordo com a clínica, «melhorar as terapias genéticas contra a Sida/HIV» e ajudar a entender o modo de funcionamento das proteínas que lutam contra a presença do vírus no organismo.»

Fonte: SOL

1 comentário:

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.



Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers