Os nossos amigos Gatos

Ao longo deste blog vai ser possível conhecer algumas curiosidades felinas e aprender mais sobre estes adoráveis animais.
Aqui encontra um guia prático com todas as informações que o dono responsável precisa de saber.
Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Exercitar os gatos mais preguiçosos

Imagem retirada de: ultradownloads.uol.com.br
Ao contrário do que se possa pensar, os gatos necessitam, tal como os cães, de serem exercitados. Apesar de muitos gatos serem brincalhões, por vezes o apelo de uma sesta ao sol é mais forte do que qualquer brincadeira.
O elevado número de gatos com excesso de peso, revela que muitos donos ainda não têm consciência da importância do exercício. Confinados ao interior, com comida à descrição, os gatos tendem a engordar e a mexerem-se cada vez menos.
Os felinos que não têm a possibilidade de gastar as suas energias de forma saudável, acabam por, tal como os cães, embarcar num rol de comportamentos destrutivos: arranhar a mobília, trepar cortinados, atacar as plantas, etc.
Mas se os donos dos cães têm o hábito de os levar a passear, tal não acontece com os gatos. Estes são sobretudo animais de interior e, para os exercitar, o dono necessita de recorrer a outra estratégias.
Os gatos devem ter duas sessões diárias de brincadeira com os donos de pelo menos 10 minutos para se manterem em forma.

Exercício no interior

Brincadeiras

Caixas de cartão, ratos de brincar, bolas, etc. Tudo serve para por o gato a mexer, desde que o gato se sinta entusiasmado, incentive-o a brincar. Nem todos os brinquedos são caros. Há gatos que se divertem com gincanas de caixas de cartão, outros necessitam de mais estímulos como ratos de corda ou bolas penduradas por um fio. Descubra o que ele mais gosta e use-o para o encorajar a exercitar-se.
Imagem retirada de: vidadosgatos.blogspot.com

Subir/Descer Escadas

Subir e descer escadas é um bom exercício para felinos. Para motivar o gato, pode ir colocando guloseimas no topo das escadas ou em degraus intermédios. Pode fazer este exercício duas a três vezes por semana. Use guloseimas apropriadas para gatos, ou opte por escolhas saudáveis, como fruta.

Seguir a luz

Quando está demasiado cansado para brincar com o gato, pode pegar numa caneta que emita luz numa ponta e apontá-la para as paredes e chão. O gato vai tentar “caçar” a luz. Este exercício faz com o gato se mexa bastante, sem que o dono necessite de sair do sofá.

Mobiliário felino

Quando não estiver em casa, é importante que o gato se mantenha activo quando está acordado. Tenha mobiliário próprio para ele, como por exemplo postes para trepar.

Comida

Para quem tem gatos verdadeiramente preguiçosos, pode optar por tentar motivá-los com comida. Para isso é necessário deixar de ter comida à disposição, para passar a ter comida servida a determinadas horas. Reserve 30% da comida geralmente dada, para passar a utilizá-la como recompensa pelo exercício feito. Para isso, esconda a ração em sítios estratégicos da casa, ou colocando-a dentro de brinquedos de borracha pensados especificamente para isso. Estes brinquedos têm uma abertura e a comida é colocada dentro. O gato tem de tentar retirar a comida, gastando assim as energias.

Exercício no exterior

Existem também outras actividades que pode praticar com o seu gato no exterior. Os gatos que têm acesso a uma zona exterior vedada e segura, beneficiam da existência de árvores, folhas e uma série de estímulos que surgem espontaneamente. No exterior, os gatos trepam ou divertem-se com folhas, com relva, etc.

Imagem retirada de: imagens.algopessoal.com

1 comentário:

  1. meu gatinho brinca muito, tem uma molinha que vira e mexe leva para lá e para cá, além das bolinhas espalhadas pela casa. Gosto muito de brincar com ele, como ainda não tenho filhos humano, ele é meu filho.

    ResponderEliminar

Sejam bem-vindos ao mundo das Curiosidades Felinas!
Muito obrigada por comentar!
Para pedidos de informação mais urgentes, por favor utilize o mail curiosidadesfelinas@gmail.com. Obrigada!

Informação

Todos os textos publicados foram preparados após pesquisas em enciclopédias, livros especializados, clínicas veterinárias e sites de conteúdo fidedigno, bem como pela experiência pessoal de convivência com muitos peludinhos.
Se detectar qualquer irregularidade ou incorrecção, agradecemos o seu contacto.


Voltem sempre!

Glitter Text Generator at TextSpace.net

Idade

PitaPata - Personal picturePitaPata Cat tickers